Manifestação ocorrerá na segunda-feira (13), no Paço Municipal
O Stap (Sindicado dos Servidores de Guarulhos) realizará na segunda-feira (13) um ato contra as demissões em massa da Proguaru. O presidente do sindicato, Pedro Zanotti Filho, usou as redes sociais para convocar os trabalhadores a irem ao Paço Municipal, no Bom Clima, às 16h .
“Todo o nosso repúdio às demissões em massa nesse momento, em pleno final de ano. Não é chamar todo mundo, dar carta de demissão”, disse.
Pedro lamentou a morte de José Benedito Pinto, de 70 anos, que passou mal e morreu na fila de demissão, na manhã de sexta-feira (10), no CEU Continental. Os trabalhadores foram convocados pela gestão municipal a irem até o local para assinarem a rescisão em decorrência do processo de extinção da empresa. O Stap esteve no CEU Continental e orientou os trabalhadores a não assinarem a demissão.
A Proguaru não confirmou quantos funcionários estiveram ontem no CEU Continental e disse que o local tem capacidade para receber 400 pessoas por dia.
O sindicato ingressou com duas novas ações junto ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A primeira pleiteia o cumprimento de sentença provisória de dissídio coletivo, que assegura estabilidade dos empregados até 6 de janeiro. Já a segunda pede que seja interrompida a demissão em massa, que os funcionários dispensados sejam reintegrados e ainda que haja ressarcimento integral dos salários.
“Também na Justiça do Trabalho, [a segunda ação pede para] abster-se de realizar a dispensa coletiva, sem prévia negociação com os sindicatos representativos, garantindo-se a continuidade dos contratos de trabalho e salários”, explica o coordenador do Jurídico do Sindicato, Marcelo Mendes de Campos Pereira.
O sindicato afirma que buscará indenizações por danos individuais e coletivos.