PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Série de entrevistas com candidatos à Prefeitura: Márcio Nakashima

Márcio Nakashima, candidato a prefeito
Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE

Deputado estadual quer recriar a Proguaru e utilizar a empresa para fazer a gestão de hospitais e escolas

Em seu segundo mandato como deputado estadual, Márcio Nakashima (PDT) traz como um dos pilares de seu plano de governo à Prefeitura de Guarulhos a recriação da Proguaru, que foi extinta na gestão Guti (PSD). A empresa, em sua nova concepção, seria responsável pela construção de prédios públicos e gestão de hospitais e outros equipamentos públicos.

O vice da chapa é Josinaldo Cabeça (PDT), presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos. Nakashima ficou nacionalmente conhecido após o brutal assassinato de sua irmã, Mércia, pelo advogado Mizael Bispo, em 2010. Ele tem forte atuação em projetos em prol da proteção das mulheres, como o protocolo que obriga bares e restaurantes a adotarem medidas para combaterem o assédio sexual, que foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

GRU Diário publica nesta semana uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Guarulhos. Já foram publicadas as de Elói Pietá (Solidariedade)Jorge Wilson (Republicanos)Alencar Santana (PT) e Waldomiro Ramos (PSB). O único que não aceitou participar foi Lucas Sanches (PL).

Confira abaixo a entrevista com Nakashima.

O que o senhor pensa em fazer com o atual prédio do Hospital da Criança e do Adolescente, já que a atual gestão está fazendo um novo Hospital InfantoJuvenil no Taboão? Quais outras ações pretende implementar na Saúde?

Nakashima – Eu irei modernizar e fazer funcionar o Hospital da Criança. Quantas mães procuram nosso mandato porque não conseguem atendimento. É uma falácia que um novo hospital está sendo construído no antigo campo do Paulista. Não vai sair do papel. Não foi feito estudo técnico geológico. Eu estive com o meu mandato fiscalizando, o que os vereadores deveriam fazer e não fizeram. Fizeram sim um show de pirotecnia para tirar fotos e fazer discurso em ano eleitoral. É uma obra eleitoreira que não sai do papel. Nós vamos resolver o problema do HMCA, na rua José Maurício, no Centro de Guarulhos.

A Saúde não existe em Guarulhos, apenas uma secretaria ineficiente. A saúde de Guarulhos está na UTI. Vamos criar três novos hospitais. Fazer as UBSs e farmácias funcionar até 22 horas. Remédios vamos comprar da Furp fomentando as vagas de emprego. Aliados do Xerife do Consumidor querem acabar com a Furp. Guarulhos pode comprar remédio a preço justo para não faltar. E vamos recriar a Proguaru para criar gestão compartilhada dos hospitais de Guarulhos.
Nós cansamos de denunciar fraudes. Cansei de fiscalizar contratos do HMU, do Instituto Gerir, do Instituto Birigui, a Dom Saúde, que não achamos a sede da empresa. Vamos fazer a Saúde de Guarulhos funcionar.

A cidade possui uma demanda oficial de falta de 5 mil vagas em creche, mas esse número é obviamente maior pelas pessoas que não se cadastraram. Como pretende zerar essa fila?

Nakashima – Estudos apontam que cerca de 15 mil crianças aguardam vagas em creches. É o mesmo que acontece na Saúde. Falta planejamento e comprometimento. Eu assim que assumir a Prefeitura convocarei o secretário para fazer mapeamento das regiões e faremos convênio com instituições privadas para colocar essas crianças em sala de aula. Uma criança fora de sala de aula é um cidadão com o seu futuro comprometido e não podemos permitir que isso aconteça. Farei em tempo recorde a construção de novas escolas. E faremos tudo isso com a nova Proguaru, que vai nos ajudar a edificar a nossa cidade e a gestão dos contratos e da educação.

A Prefeitura está em conflito contra a GRU Airport e a Anac porque ambas querem colocar o acesso do Rodoanel Norte ao Aeroporto pelas ruas de Guarulhos, o que vai piorar o trânsito pelas ruas da cidade. Como o senhor pensa em enfrentar essa briga?

Nakashima – Com planejamento e muito diálogo. Na atual gestão as coisas acontecem pela imposição. E quando é imposto sem conversa e planejamento, as coisas não avançam. É por isso Guarulhos está estagnado na questão da mobilidade. Nós vamos revolucionar a questão da mobilidade do município. Quem não se lembra do prefeito que mandou fazer o corredor de ônibus na avenida Santos Dumont e saiu da parte direita e foi para o lado central das duas faixas e esqueceu que os ônibus só tinham porta do lado direito. E o ponto ficou do lado esquerdo e não tinha como pegar os passageiros ali. É falta de organização e nós sabemos fazer dialogando com todas as instâncias para atender a população da melhor forma possível.

O orçamento de Guarulhos é de R$ 8 bilhões, cerca de R$ 1,3 bilhão abaixo de Campinas, que tem população semelhante. Como reduzir essa diferença na arrecadação?

Nakashima – Com gestão e fazendo com que as coisas aconteçam. Os industriais reclamam que a burocracia na Prefeitura impede o crescimento do seu parque industrial. Essa Prefeitura ganhou um terreno gigante para a implementação do parque tecnológico e não fez nada. Eu vou executar esse projeto, que é lá de trás, simples e objetivo, que vai gerar empregos, renda, fomentar vagas de trabalho e mais arrecadação. O que acontece hoje é que os empresários não conseguem aumentar o parque industrial e levam as empresas para outros municípios e fazem a arrecadação de Guarulhos cair. Ou seja, gestão deve conversar com quem produz riqueza no município e gerar mais empregos.

O número de roubos e furtos de celulares cresceu 147% em 2023 em Guarulhos, em comparação ao ano anterior, segundo a SSP. De que forma a GCM pode contribuir para reduzir a incidência desse tipo de crime na cidade?

Nakashima – Primeiro passo é fazer com que a GCM deixe de ter função arrecadatória como tem hoje no governo Guti, com as blitze fora de horário, atrapalhando o trânsito que já é caótico, com o pretexto de fiscalizar, mas no fundo, sabemos qual a real intenção. E vale aqui deixar claro, não sou contra blitz – sou contra o abuso que ocorre nas blitze em Guarulhos, e fazer com que a GCM cumpra o papel para para o qual foi criada, que é de cuidar da segurança no município.

Além disso, implantaremos câmeras de monitoramento na cidade com reconhecimento facial – para que criminosos à solta sejam identificados e iniba a ocorrência de crimes. Reforçaremos também a patrulha Maria da Penha – para proteção às mulheres, aliás, o combate à violência contra mulher é uma das marcas do nosso mandato como deputado, e continuará sendo uma das marcas em nossa gestão na Prefeitura, além de lutarmos para que a Delegacia da Mulher fique aberta 24 horas por dia, sete dias por semana. O maior índice de violência contra a mulher ocorre à noite e nos finais de semana – quando a Delegacia da Mulher está fechada.

Guarulhos possui milhares de vagas em iniciação esportiva, mas pouco incentivo para o esporte profissional. Tem alguma proposta para fomentar esse segmento na cidade?

Nakashima – É triste vermos que a cidade que já foi considerada uma potência desportiva no cenário nacional em várias modalidades. Chegou, inclusive, a ser considerada “capital do esporte amador”, tenha perdido seu protagonismo ao longo dos anos. Pior, vê seus ginásios completamente sucateados e abandonados.

Sob a gestão da nova Proguaru, o esporte será considerado verdadeira ferramenta de
transformação do indivíduo. Criaremos o Plano Municipal de Esportes, que ajudará nossas crianças e jovens a buscarem uma vida longe do álcool e das drogas, além de moldá-los com a disciplina do esporte em e quiçá desabrochar talentos de grandes atletas, como os diversos que foram lapidados quando Guarulhos era considerada a Capital Nacional do Esporte.

Investiremos no Projeto Esporte Saúde, que ajudará no combate às doenças da mente, diabetes, pressão alta, estafa, stress, obesidade e transtornos de ansiedade, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos guarulhenses. Integrar e alinhar os quatro temas: esporte, saúde, educação e cultura será uma das marcas do nosso governo.

O Teatro Nelson Rodrigues está interditado há mais de um ano. O senhor pensa em reformá-lo? Tem outros projetos para a cultura?

Nakashima – É inadmissível que o primeiro teatro de Guarulhos, patrimônio tombado da cidade, tenha chegado ao ponto que chegou. Em total estado de abandono por falta de manutenção, de zelo mesmo com a história da cidade. Faremos todas as intervenções necessárias para que o teatro seja reformado assegurando a sua originalidade e seu valor histórico. Nosso governo irá transformar Guarulhos em um Polo Cultural e de Turismo.

Faremos parcerias com a iniciativa privada para buscar recursos e fomentar projetos que potencializem possam potencializar as atividades culturais da cidade. Vamos transformar Guarulhos na cidade amiga do livro, da leitura e da literatura; criar um centro de tradições culturais e nordestinas. Garantir que os equipamentos culturais ofereçam acessibilidade para pessoas com deficiência.

O Governo do Estado vai habilitar novos MITs (Municípios de Interesse Turístico) em 2025 para receberem recursos para investimento no setor. O senhor pretende se mobilizar para garantir essa habilitação?

Nakashima – Com certeza, a habilitação de Guarulhos como um Município de Interesse Turístico será uma das nossas prioridades. Nossa cidade vai muito além do aeroporto internacional. Temos riquezas naturais, culturais e históricas que precisam ser valorizadas e promovidas.

É inaceitável que uma cidade com o potencial de Guarulhos ainda não tenha um olhar mais estratégico para o turismo. Ao garantir essa habilitação, teremos acesso a recursos fundamentais para investir em infraestrutura, revitalizar áreas de lazer, fomentar o comércio local e criar oportunidades de emprego. Já estamos planejando uma mobilização intensa junto ao Governo do Estado para que Guarulhos esteja na próxima lista de habilitação em 2025

Com esses investimentos, poderemos não só transformar a imagem da cidade, mas também gerar mais desenvolvimento econômico para nossa população. Guarulhos tem tudo para se destacar no turismo, e eu estarei na linha de frente para garantir isso.

Quais são as suas propostas para a requalificação da região central?

Nakashima – A requalificação da região central de Guarulhos é uma prioridade em nosso plano de governo. O Centro tem um valor histórico e econômico enorme, mas vem sofrendo com problemas de infraestrutura, mobilidade e segurança, que afetam a qualidade de vida de quem vive e trabalha na região. Para reverter isso, propomos um conjunto de ações integradas, começando por um grande projeto de revitalização urbana. Vamos investir na modernização das calçadas, ruas e espaços públicos, tornando o Centro mais acessível e atrativo para os pedestres, com áreas verdes, ciclovias e iluminação de qualidade.

Além disso, planejamos implantar um programa de incentivos fiscais para atrair novos empreendimentos comerciais e culturais ao Centro, fomentando o desenvolvimento econômico local e revitalizando o comércio tradicional. Outra medida importante será o reforço da segurança, com mais policiamento comunitário e a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos, para garantir mais tranquilidade à população.

A mobilidade urbana também é uma questão central. Vamos reorganizar o trânsito e melhorar o transporte público, com corredores exclusivos de ônibus e mais linhas conectando o Centro a outros bairros. E não podemos esquecer da questão social: queremos criar políticas de inclusão para a população em situação de rua, com programas de reinserção social e assistência, a fim de garantir dignidade para essas pessoas e melhorar a convivência no espaço público.

Em resumo, nossa proposta para o Centro de Guarulhos combina desenvolvimento urbano, econômico e social, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida dos moradores e frequentadores da região.

Pretende implementar novos parques municipais e ciclofaixas? Se sim, em quais locais?

Nakashima – Sim, a criação de novos parques municipais e a expansão das ciclofaixas estão no nosso plano de governo, porque acreditamos que áreas verdes e alternativas seguras de mobilidade são fundamentais para a qualidade de vida dos cidadãos de Guarulhos. Hoje, vemos a falta de espaços de lazer e convivência como um dos grandes desafios da cidade, especialmente em regiões mais densamente povoadas.

Nossa proposta é revitalizar áreas subutilizadas e criar novos parques, principalmente em bairros que ainda carecem de espaços públicos de lazer, como a região do Pimentas, Cabuçu e Jardim São João. Queremos parques que sejam não apenas espaços de descanso, mas que integrem atividades esportivas, culturais e de convivência comunitária.

Além disso, nosso plano para as ciclofaixas é ambicioso. Vamos conectar diferentes regiões da cidade, incluindo a área central e bairros como Taboão e Cumbica, com uma malha cicloviária mais ampla e segura, integrada ao sistema de transporte público. Isso permitirá que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte alternativo, reduzindo o tráfego e incentivando hábitos saudáveis.

Estamos estudando também a criação de um parque linear na região do Rio Baquirivu, que, além de proporcionar lazer, ajudará na preservação ambiental e no combate às enchentes. Em cada ação, queremos garantir que os espaços públicos de Guarulhos sejam acessíveis, seguros e promovam a integração social e o bem-estar da população.

Um terço do território guarulhense é área de proteção ambiental e foco de desmatamento. Pensa em alguma política específica para preservação da área de Mata Atlântica?

Nakashima – A preservação da Mata Atlântica é uma das nossas maiores preocupações, especialmente porque um terço do território de Guarulhos é área de proteção ambiental, e enfrentamos o sério problema do desmatamento. Precisamos agir com urgência para proteger esse patrimônio natural, que é vital não apenas para a biodiversidade, mas também para o equilíbrio ambiental da cidade, garantindo a qualidade da água e do ar, além de combater as mudanças climáticas.

Nossa política de preservação será baseada em três pilares principais: fiscalização, recuperação ambiental e educação. Vamos fortalecer a fiscalização contra o desmatamento ilegal, ampliando a atuação da Guarda Ambiental e utilizando tecnologias como drones e monitoramento por satélite para identificar desmatamentos e invasões em tempo real.

Além disso, pretendemos implementar programas de recuperação de áreas degradadas, especialmente nas regiões da Serra da Cantareira e do Parque Estadual da Cantareira. Vamos trabalhar em parceria com o governo estadual e ONGs especializadas para promover o reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica, recuperando o ecossistema e preservando as nascentes.

Outro ponto fundamental será a educação ambiental. Queremos criar campanhas de conscientização nas escolas, com a participação da comunidade, para que todos entendam a importância da preservação da Mata Atlântica e se engajem na sua proteção. Vamos incentivar também o ecoturismo sustentável, criando trilhas e áreas de visitação controlada, para que a população conheça e valorize ainda mais o nosso patrimônio natural.

Em resumo, nosso compromisso é preservar o que resta da Mata Atlântica em Guarulhos e criar políticas que aliem desenvolvimento sustentável e proteção ambiental. Sem um equilíbrio entre urbanização e preservação, comprometermos o futuro das próximas gerações.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM