Prefeito visitou o local para desmentir fake news de que hospital no Cecap estaria vazio
Em visita ao Centro de Combate ao Coronavírus, no Cecap, transmitida em uma live nas redes sociais neste sábado, 13, o prefeito Guti (PSD) afirmou que “se você visse o que eu acabei de ver pode ter certeza que você se protegeria mais”.
O prefeito disse que fez a visita para rebater fake news emitidas em redes sociais que tentam taxar o local como um grande elefante branco.
Na visita, Guti conversou com a equipe médica e, sem ter filmado os pacientes, afirma que as imagens de pessoas entubadas são fortes. “É triste demais. As pessoas estão inconscientes, sedadas, com a tubulação entrando pela traqueia, direto pela boca”, disse o prefeito. “Vocês não tem noção como é isso”, ressaltou.
O Hospital de Campanha dobrou, nesta semana, a capacidade de atendimento de leitos de UTI de 10 para 20. De acordo com o prefeito, ainda há capacidade de expansão para mais sete leitos.
Ao deixar o local, o prefeito falou sobre a necessidade da retomada econômica na cidade, iniciada na sexta-feira, 12, e reafirmou a exigência de se cumprir os protocolos de atendimento para evitar contaminações.
“Se as pessoas não entenderem que precisam ficar em casa se puder ficar em casa, se sair todo mundo do jeito que quiser para a rua, abrir seu comércio do jeito que você quiser, sem regras, sem nada, não respeitando, é provável que este vírus se alastre muito mais, é provável que este vírus se alasrtre muito mais, que a gente não tenha vagas (de UTI) suficiente e a gente vai ter que retroagir”, disse Guti.
A cidade tem cerca de 30% do total de leitos de UTI disponíveis para atender pacientes de covid-19.