fbpx
PUBLICIDADE

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura de Guarulhos

Foto: PMG/Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Até 26 de setembro podem ocorrer desistências

O xadrez eleitoral está formado em Guarulhos. Foram confirmadas 11 candidaturas à Prefeitura até ontem, último dia para realização das convenções partidárias. Porém, os partidos podem alterar as chapas e retroceder na disputa até 26 de setembro.

A eleição de 2020 será a segunda com mais candidatos da história, atrás apenas do pleito de 2004, que teve 13 chapas na disputa. Na ocasião, apesar da pulverização, o então prefeito Elói Pietá (PT) foi reeleito no primeiro turno.

Confira as chapas e candidatos à Prefeitura de Guarulhos:

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura de Guarulhos
Foto: Ivanildo Porto

Guti (PSD)

Eleito pelo PSB em 2016, Guti tenta continuar no Paço Municipal pelo PSD. O vice da chapa é o presidente da Câmara, Professor Jesus (Republicanos). Para a disputa, ele conta com a maior coligação, com nove partidos (PSD, Republicanos, PSC, Cidadania, MDB, PTC, Podemos, PSB e Patriota). Coloca como prioridade nos próximos quatro anos o Plano de Macrodrenagem, que pode acabar com as enchentes na cidade.

Elói Pietá e partidos de apoio
Foto: Eurico Cruz

Elói Pietá (PT)

Foi prefeito de Guarulhos entre 2001 e 2008, além de deputado estadual, vereador e secretário nacional do PT. A vice é a professora Adê Rocha (Solidariedade), no que é a primeira vez que os petistas não lançam chapa pura na cidade. Em 2016, concorreu e não conseguiu chegar ao segundo turno. Ele acredita que é preciso priorizar as periferias e os pequenos empresários. O petista conta com o apoio do vice-prefeito Alexandre Zeitune (Rede), que rompeu com Guti.

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura de Guarulhos
Foto: Wellington Alves

Fran Corrêa (PSDB)

A empresária disputa um cargo eletivo pela primeira vez. Foi convidada pessoalmente pelo governador João Doria (PSDB) para concorrer em Guarulhos. Ela convidou o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) para ser vice, mas ele foi indicado para disputar a Prefeitura pelo seu partido. Fran ainda aguarda que o parlamentar desista da candidatura e afirmou que o fim do rodízio de água na cidade foi obtido graças ao Governo do Estado, gerido pelo seu partido. A coligação conta com DEM, PMN, DC, Avante e PP.

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura de Guarulhos
Foto: Wellington Alves

Adriana Afonso (PL)

A ex-vereadora vai concorrer pela segunda vez ao Executivo guarulhense.  Ela conta com o apoio de Renato Bolsonaro, irmão do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O lema da sua coligação é “Endireita Guarulhos”, que está também com o PMB. Sua principal proposta é fazer um mandato semelhante ao de Bolsonaro. O vice é o Coronel Flammarion (PL).

Márcio Nakashima na convenção do PDT
Foto: Eurico Cruz

Márcio Nakashima (PDT)

Pressionado pela direção nacional do PDT e pelos candidatos a vereador, o deputado estadual aceitou disputar a Prefeitura em 12 de setembro. Um dia antes, ele tinha concordado em ser vice de Fran Corrêa. A professora Sandra Santos (PDT) foi indicada a vice de Nakashima, mas pode assumir a cabeça da chapa se o parlamentar desistir da disputa. O presidente municipal do PDT, Josinaldo José de Barros, conhecido como Cabeça, afirmou que se houver intervenção da direção nacional do partido para que Nakashima seja vice da Fran, o diretório municipal não fará campanha a favor da dupla. “A Municipal não vai com Fran. Ele (Nakashima) ficará sozinho se isso acontecer”, garantiu.

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura de Guarulhos

Auriel Brito (PC do B)

Ex-deputado estadual e vereador, Auriel vai disputar a Prefeitura pela primeira vez. Ela é conhecido pela atuação na região dos Pimentas e deixou o PT durante o mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na época, chegou a ser cotado como candidato a prefeito em outras cidades do Alto Tietê. O pastor Rogério Tomaz é o vice da chapa.

Simone Carleto
Foto: divulgação/Psol

Simone Carleto (Psol)

O Psol é o único partido a lançar uma chapa majoritária formada apenas por mulheres, com as professoras Simone Carleto e Eliana Nunes. A dupla defende maior diálogo com os moradores dos bairros periféricos e a construção de uma sociedade socialista.

Rodrigo Tavares
Foto: Divulgação

Rodrigo Tavares (PRTB)

O advogado foi candidato ao Governo do Estado em 2018 e concorre à Prefeitura pela primeira vez. Com apoio do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), ele tenta se aproximar do eleitorado direitista da cidade. A advogada Eliana Galvão (PRTB) é a vice.

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura de Guarulhos
Foto: Divulgação

Néfi Tales Filho (PSL)

Em disputa judicial contra Matheus Tolentino – e do grupo político de Fran Corrêa – pelo controle do PSL, Néfi Tales enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem (16), registro de sua candidatura, tendo o Pastor Allan (PSL) como vice. O ato é considerado inválido por Tolentino, que tem uma liminar que garante a validade da convenção do final de agosto, que declarava apoio à candidatura majoritária do PSDB. Néfi é filho do ex-prefeito Néfi Tales, que foi cassado em 1998 pela Câmara.

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura de Guarulhos

Eduardo Barreto (PROS)

Vereador por dois mandatos, Barreto concorre ao Executivo guarulhense pela primeira vez. Doutor Roberto (Pros) foi indicado a vice. O parlamentar promete investir sua campanha apenas no digital e não utilizar recursos do Fundo Partidário. A assessoria disse que vai divulgar em breve o plano de governo.

Wagner Freitas
Foto: Reprodução/Facebook/Wagner Freitas

Wagner Freitas (PTB)

Derrotado nas eleições de 2012 e 2016, o ex-vereador vai concorrer pela terceira vez. Ademil Goes (PTB) é o vice da chapa. Em suas candidaturas anteriores, Freitas ressaltou a importância de construir o novo Trevo de Bonsucesso, que ainda não foi concluído por questões judiciais. Ele também foi secretário de Esporte na gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM