PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sabesp vai ampliar tratamento de esgoto em estações da Capital para atender Guarulhos

Sabesp
Foto: divulgação/Sabesp
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Reformas nas ETEs de São Miguel e do Parque Novo Mundo vão aumentar o tratamento de esgoto em Guarulhos

As duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade de São Paulo que atendem Guarulhos, Parque Novo Mundo e São Miguel, serão ampliadas nos próximos três anos para atender à demanda da população guarulhense, medida que irá beneficiar cerca de 600 mil munícipes diretamente. As ETEs são operadas pela Sabesp, que firmou parceria no final de 2019 com a Prefeitura para tratar o esgoto produzido na cidade.


A reforma na ETE São Miguel aumentará a capacidade de tratamento de 1.900 litros por segundo (L/s) para 2.700 L/s e irá atender 200 mil guarulhenses, enquanto que a ETE Novo Mundo, que passará a tratar 4.200 L/s, contra 2.500 L/s atualmente, atenderá uma população estimada em 400 mil pessoas. O investimento em ambas as unidades será de R$ 220 milhões, o que inclui a construção de coletores-tronco para levar os dejetos produzidos até as estações.

“Trata-se de um projeto fundamental para que atinjamos a universalização no tratamento de esgoto. As duas ETEs na capital atenderão praticamente metade dos moradores de Guarulhos, o que reafirma o compromisso dessa gestão com o meio ambiente e com a saúde dos habitantes”, disse o prefeito Guti. As ETEs São Miguel e Parque Novo Mundo tratam o esgoto principalmente da região central da cidade, de bairros como Vila Galvão, Gopoúva e Ponte Grande, entre outros.

Cabuçu e Fortaleza

A Sabesp irá construir, em Guarulhos, duas estações de tratamento de esgoto, nos bairros Cabuçu e Fortaleza. A previsão é que as obras estejam prontas no segundo semestre de 2023.

A ETE Cabuçu irá tratar 82 L/s de uma população estimada em 30 mil pessoas daquele bairro e do Recreio São Jorge. Por sua vez, a ETE Fortaleza tratará 80 L/s de esgoto de 25 mil pessoas do bairro homônimo. O investimento em ambas será de R$ 38 milhões.

A construção das ETEs implica também obras de coletores-tronco nas regiões citadas. A ETE Jardim Fortaleza será erguida na avenida Prefeito Antônio Pratici, enquanto que a ETE Cabuçu estará localizada na estrada do Cabuçu, próxima ao Rodoanel Norte.

As obras nas quatro estações citadas beneficiarão diretamente mais de 650 mil pessoas e indiretamente toda a população de Guarulhos e de cidades do entorno, já que o esgoto deixará de ser despejado em córregos e, por fim, no rio Tietê.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM