PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Roda Center Centro Automotivo completa 50º aniversário

Roda Center
Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE

Empresa está instalada no Macedo

A Roda Center Centro Automotivo completou em setembro 50 anos de atividades, incluindo curto período em que iniciou em São Miguel Paulista, fundada por Hiroshi Hayashi, conhecido como Mário. cujos filhos Luís, Lúcio e Laércio cuidavam de áreas específicas na empresa.

Depois de mais de 30 anos, a família preferiu vender a empresa a um de seus funcionários, Valdir Pinto da Silva, que relata uma série de percalços que teve de superar quando assumiu a empresa.
Cerca de 15 anos depois, ele mantém laços de amizade com os irmãos Hayashi, aos quais rende gratidão pela confiança.

Valdir Pinto da Silva, que acabou ficando mais conhecido como “Valdir da Roda Center”, tem tido destacada atuação também em entidades representativas da cidade. É vice-presidente de Comércio da ACE Guarulhos e, no Rotary Club de Guarulhos, um dos articuladores e organizadores da Rotary Run, corrida anual que tem como meta beneficiar projetos sociais, notadamente em favor de escolas públicas da periferia local.

Luís Tatsuo Hayashi era ainda menor quando começou a ajudar na Rodacenter e em 1983, tornou-se sócio do pai. Depois que a loja foi vendida, passou a trabalhar em indústrias, até a atualidade. Lúcio Hayashi entrou na Roda Center com 14 anos, como ajudante geral. Ficou até 2004 e agradece a Valdir por continuar com o trabalho de honestidade e qualidade que seu pai e irmãos sempre prestaram aos clientes. Laércio Masaaki Hayashi é o filho caçula do fundador. Sua função era recepcionar os clientes e distribuir os serviços aos colaboradores. Vê com alegria a manutenção e prosperidade da empresa nas mãos de Valdir Pinto da Silva.

Antigos funcionários

Uma marca da Roda Center é a permanência de seus colaboradores por décadas. O mais antigo é João Bosco Oliveira, o Joãozinho, que está na empresa desde a fundação. Recorda que eram apenas três funcionários, que faziam praticamente de tudo. Testemunhou cada fase da empresa e fica alegre em atender pessoas da terceira geração de antigas famílias clientes.

Marcelo Nunes está na Roda Center há 33 anos. Trabalha desde os 14 anos. Atua na mecânica, área que exige aprimoramento e atualização constantes, colhendo informações para acompanhar as novas tecnologias.

José Roberto, mais conhecido como “Buiú” trabalha há 33 anos na Roda Center. Foi seu único emprego, e até reside na área da empresa. Começou como ajudante geral e atua na mecânica em geral, atualizando-se quanto às mudanças na tecnologia, seja na parte de injeção eletrônica, na suspensão ou outros detalhes. Comenta que é preciso também entender dos carros antigos, porque a Roda Center atende muitos colecionadores, que trazem suas relíquias, pelas quais têm muito zelo.

Responsável por ter levado Valdir para a Roda Center, seu irmão Joaquim Pinto da Silva foi balanceador, atuou na colocação de escapamentos, alinhador e é o responsável pela manutenção dos equipamentos, item essencial ao funcionamento da empresa.

Anselmo Ferreira da Silva tem duas fases em sua história com a Roda Center: de 1993 a 2004 e de 2011 até agora. É chefe da oficina, foi vendedor, atuou na mecânica, faz diagnósticos para identificar os serviços a serem executados e, depois, o teste dos carros. Seu filho Ângelo também faz parte da atual equipe da Roda Center.

Clientes antigos

Outra característica da Roda Center é conservar clientes de longa data. Uma família que já está na terceira geração como cliente é a de Reinaldo Keiji Fujii. Há 50 anos, seu pai, Osvaldo Fujii, já levava os Fuscas e Brasílias na Roda Center. A confiança nos serviços fez a relação comercial se transformar em amizade.

Joaquim Saraiva é outro exemplo de fidelidade. Reside em Cotia e só faz serviços em seus carros na Roda Center, desde 1992, quando um cunhado o apresentou à loja. “Venho de longe, porque sei que aqui só se troca o que de fato precisa. O preço é justo, a equipe se adapta às novas tecnologias. O atendimento faz a gente se sentir em casa. Tanto é, que agora meu filho também traz carro aqui. É mesmo questão de confiança”, sintetiza.

Valdir vê a Roda Center chegar aos 50 anos com um misto de alegria e de peso nos ombros, pois sabe que a fama que a empresa conquistou ao longo dessas décadas aumenta a responsabilidade em cada serviço que tem de ser feito.

“Atendemos cerca de mil carros por mês, em uma área de 5 mil metros quadrados. Procuro estar presente, analisar os orçamentos, entender tudo que acontece, atender os clientes. Preciso que a equipe esteja coesa, trabalhando com gosto, cuidando de cada carro como se fosse seu, vestindo mesmo a camisa da Roda Center, pois cada um aqui tem a missão de zelar por esse nome, construído com muito suor e lágrimas”, afirma.

Agradece aos antigos proprietários, a cada funcionário e a sua esposa, Fátima, sua companheira em todos os momentos, inclusive nas dificuldades. Por fim, agradece a cada cliente que confia seu veículo à Roda Center. “Devemos a eles o que somos hoje, o que conquistamos. Muito orgulho em atender até três gerações da mesma família. A cada um, nossa eterna gratidão”, conclui.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM