Equipamento tem 15 opções de bebidas e 18 de lanches preparados na hora por robô e sem intervenção humana
Imagine pedir um lanche e ser atendido por um robô que fará não só a cobrança do valor produto, mas que também fará o lanche. Pois é, esta é a ideia da Bionicook, rede de fast-food 100% robotizada que inaugurou a sua primeira unidade no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, na primeira quinzena de abril.
O equipamento já está instalado no local, mas por conta de questões burocráticas ainda não está operação, apenas fez algumas demonstrações até o momento. A previsão é que os passageiros possam utilizar o equipamento já no começo de maio.

De maneira bem simples, o consumidor faz seu pedido por meio de uma tela digital touch screen e, imediatamente após confirmado o pagamento, o robô inicia o preparo. Com 18 opções de lanches e 15 de bebidas, o preparo é imediato e sem a intervenção humana.
“É um fast food de lanches rápidos ao estilo take away, recebidos embalados e congelados de fábrica. Apenas para a validação do menu envolvendo pesquisa de mercado, testes de temperatura, tempo de preparo, sabor, validade e produção em escala foram quase dois anos de trabalho”, explicou Fabio Rezler, empreendedor de Caxias do Sul (RS) que criou o equipamento.
De acordo com o CEO da Bionicook, se engana quem pensa que este tipo de equipamento tira o emprego de alguém.
“Os robôs têm o objetivo de fazer os trabalhos mais repetitivos e perigosos. A célula robotizada no fast food traz um novo conceito que, na outra ponta, gera outras tarefas que só podem ser executadas por pessoas como a fabricação dos lanches congelados, assistência técnica, reabastecimento, higienização da máquina, suporte 24 horas e logística por exemplo”, finaliza.