Foram envolvidos 10 postos na operação em diferentes bairros de Guarulhos
O Procon de Guarulhos reforçou medidas de fiscalização na venda de combustíveis do município, estando envolvidos 10 postos de gasolinas, na última semana. A intenção desta atuação é deter práticas abusivas contra o consumidor como propaganda enganosa, descumprimento de oferta e divergência na volumetria do combustível durante o abastecimento.
Foi verificado pelas equipes se o valor anunciado nas placas promocionais é correspondente ao valor efetivamente cobrado nas bombas, se estão claras as informações prestadas aos consumidores e se a quantidade de combustível fornecida está de acordo com os padrões exigidos por lei.
“A fiscalização nos postos de combustíveis é fundamental para garantir a transparência nas relações de consumo e proteger o bolso da população”, afirmou o coordenador do Procon, Maurício Hora Júnior.
Durante vistoria de alguns estabelecimentos, foi constatado a entrega de quantidade inferior à informada na bomba, o que levou à interdição do posto e ao lacre imediato de suas bombas de abastecimento. Adotou-se a medida como forma de garantir a proteção dos consumidores e a conformidade com as normas do Código de Defesa do Consumidor.
Também foi encontrado produtos alimentícios com validade vencida expostos à venda em lojas de conveniência localizadas nos postos. Os responsáveis foram autuados e orientados quanto à imediata retirada dos itens das prateleiras.