PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeiro caso de variante indiana em Minas Gerais também desembarcou em Guarulhos

aeroporto de Guarulhos
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE

Paciente desembarcou no dia 18 de maio e testou positivo para a doença no dia 20

Mais um caso de um brasileiro infectado pela cepa indiana da covid-19 envolve o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica. Desta vez, trata-se de um morador de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que desembarcou no dia 18 de maio em Guarulhos e foi com um veículo fretado para a cidade mineira.

Diferente do primeiro caso divulgado, do morador de Goytacazes, no Rio de Janeiro, que fez o teste em um laboratório do aeroporto após um voo com origem no Catar, no dia 22, e não esperou o resultado do teste, o mineiro, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), apresentou condições regulares na barreira sanitária.

“O passageiro estava nas exceções legais previstas pela Portaria 653/2021, expedida pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde, para ingresso no Brasil e tendo passado pelo controle sanitário da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos, apresentou teste RT-PCR negativo realizado dentro das 72h previstas pela portaria, além de Declaração de Saúde, não tendo reportado nenhum sintoma e tendo sido orientado a permanecer em quarentena”, explicou a agência.

A contaminação pela variante indiana deste morador de Minas Gerais foi confirmado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, que foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais de que o resultado do sequenciamento genético do paciente internado na Santa Casa de Misericórdia testou positivo para a variante indiana do novo coronavírus.

“A SS ressalta que o paciente é acompanhado e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a sua chegada ao município. Tão logo os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético. Todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática e, desde então, o homem encontra-se isolado dentro do hospital”, diz nota da Secretaria de Juiz Fora.

Nesta sexta-feira (28), o prefeito Guti (PSD) encaminhou um ofício para diversos ministérios em que cobra o fechamento do aeroporto de Guarulhos por 15 dias para evitar a disseminação da variante indiana na cidade. (Clique aqui para saber mais)

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM