fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guti oficia ministérios e pede fechamento do aeroporto por 15 dias contra variante indiana

Aeroporto de Guarulhos
(Rovena Rosa/Agência Brasil)
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Prefeito teme que mais passageiros desembarquem com a cepa e circulem livremente pelo aeroporto como aconteceu

O prefeito Guti (PSD) enviou um ofício aos ministérios da Defesa, Casa Civil, Saúde e Infraestrutura, no qual solicita o fechamento do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, para evitar a chegada de mais variantes da covid-19, como a indiana, no território municipal.

A medida ocorre porque no último sábado (22), um passageiro do Catar que desembarcou em Guarulhos testou positivo para covid-19 e antes mesmo de receber o resultado, circulou por ao menos duas horas no aeroporto e embarcou para o Rio de Janeiro, rumo à cidade de Campos dos Goytacazes.

De acordo com o ofício enviado ao Ministério, Guarulhos recebe 90% dos voos internacionais e mesmo com a pandemia mais de 200 mil passageiros chegam à cidade em voos internacionais.

Ainda segundo o documento, o prefeito considera que há uma falta de efetividade no controle sanitário dos passageiros que chegam ao Aeroporto de Guarulhos diariamente.

“A ação [de fechar o aeroporto] não afetaria o transporte de cargas, sobretudo insumos médicos. Seria neste momento uma forma eficaz de evitar a entrada no Brasil de novas cepas do coronavírus que se espalham rapidamente pelos mais diversos países do mundo. O município de Guarulhos é diretamente afetado por essa falta de controle sanitário, já que grande parte dos trabalhadores do aeroporto moram na cidade. Como têm contato direto com esses possíveis passageiros contaminados, podem transmitir rapidamente a covid-19 a seus familiares e vizinhos”, diz um trecho do ofício.

O prefeito solicita ainda que, em caso de negativa, o prefeito solicita que sejam criados novos protocolos como o fortalecimento de barreiras de segurança e um espaço específico para que passageiros estrangeiros aguardem até o deslocamento para cumprimento da quarentena.

A GRU Airport já afirmou diversas vezes que segue rígidos protocolos de higiene orientados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Por ser uma área do governo federal, a Prefeitura não tem autonomia para poder fechar o aeroporto. Além de solicitar o fechamento do aeroporto, Guti também pediu, anteriormente, 1 milhão de doses de vacinas para a população guarulhense em uma tentativa de aumentar a proteção contra a covid-19.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM