Aulas na rede municipal serão retomadas na próxima segunda-feira (7) com mais de 121 mil alunos
O secretário de Educação, Alex Viterale, afirmou em comunicado emitido pela Prefeitura de Guarulhos, nesta quarta-feira (2), que o caso de alunos da rede municipal que não forem vacinados serão encaminhados para o Conselho Tutelar.
“O artigo 14 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu primeiro parágrafo, diz que a vacinação dos menores, quando recomendada pelas autoridades sanitárias, é obrigatória. As unidades escolares ficarão responsáveis por esse acompanhamento, mas os casos em que os pais não queiram vacinar os filhos serão encaminhados ao Conselho Tutelar”, disse.
Na próxima segunda-feira (7) a rede municipal de ensino inicia o ano letivo com 100% de aulas presenciais e seguirá todos os protocolos de prevenção à covid-19. Ao todo, a rede municipal conta com mais de 121 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas da Prefeitura de Guarulhos. Cerca de seis mil educadores retornam às atividades presenciais após o período de férias escolares.
A rede municipal de ensino de Guarulhos também possui a prática da solicitação da carteirinha de vacinação dos alunos no ato da matrícula e da rematrícula. Os alunos não vacinados contra a covid-19 poderão assistir às aulas, mas serão incentivados a receber a imunização.
A Secretaria de Educação afirma ainda que segue todos os protocolos de prevenção contra a covid-19 e a influenza. Para a segurança no retorno às aulas presenciais será obrigatório o uso de máscara, a constante lavagem das mãos e a utilização de álcool em gel como ações essenciais. A ventilação e higienização dos ambientes permanecem, assim como a orientação para a utilização de espaços abertos para realizar as atividades.
Segundo a Prefeitura, outro estímulo à vacinação foi iniciado no último dia 15, quando a Prefeitura lançou o programa Imunizamente: Vacina em um Braço e Livro no Outro, no qual cada criança que se vacinar contra a covid-19 recebe um exemplar literário. A iniciativa faz parte do projeto Minha Sala de Leitura, que, muito mais do que conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra o coronavírus, pretende incentivar os pequenos a praticar o hábito da leitura e montar uma biblioteca em casa.
Além disso, a Prefeitura ampliou os polos de vacinação infantil, que passaram de seis para 31 unidades. Para realizar o agendamento basta acessar o link bit.ly/VacinaGru.
Vale ressaltar que o juiz Ibere de Castro Dias, titular da Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, tem defendido em suas redes sociais a vacinação de crianças contra a covid-19 e afirmado que os pais podem perder a guarda dos filhos se optarem por não imunizá-los (clique aqui para mais informações).