Concessões à iniciativa privada serão feitas por 20 anos
Mais de 90 escolas municipais possuem turno intermediário em Guarulhos, com apenas 2 horas e 30 minutos de aulas para os estudantes. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Educação, Paulo Cesar Matheus da Silva, em audiência pública na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (7). Ele disse que a solução para o problema será a PPP (Parceria Público-Privada) da Educação.
Sem aulas presenciais por conta da pandemia do coronavírus em 2020, Paulo Cesar destacou que a secretaria se organizou para tocar a PPP. O planejamento é construir 25 escolas, além de cinco CEUs (Centros Educacionais Unificados) com recursos da iniciativa privada, sendo que o prazo de concessão será de 20 anos.
“A única forma de sanar esse problema é construir novas unidades. Buscamos parceiro privado para construirmos de forma mais célere”, comentou.
O secretário fez questão de enaltecer a atuação dos professores e diretoras que atuam nessas escolas, com horário reduzido de aulas. “Os professores tiram leite de pedra. Imagine manter índices (educacionais) acima da média nacional (nessa situação)”, disse.