Loja do shopping Pátio é reincidente no caso e foi multada em R$ 2.340
O supermercado Sonda, dentro do Shopping Pátio Guarulhos, na Vila Rio, foi fechado na manhã desta sexta-feira (23) por estar com o alvará de funcionamento vencido. Os clientes que tentavam entrar no estabelecimento eram comunicados por um segurança que o local estava em manutenção.
A porta principal estava baixada. Não havia cartazes explicando o motivo do fechamento. Entre os lojistas, a conversa era de que o alvará do Sonda estava vencido há algum tempo e que já havia sido notificado anteriormente.
Funcionários das lojas que funcionam dentro do mesmo prédio estavam apreensivos com o fechamento do Sonda temendo que não pudessem operar por estarem no mesmo espaço. Inclusive, as luzes foram apagadas e os portões do estacionamento foram fechados, por volta das 13h. “Estava aberto até agora. Ninguém esperava”, disse uma funcionária.
A reportagem do GRU Diário esteve no local e conversou com um diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) que ainda estava na operação passando de loja em loja para averiguar se a documentação estava em dia.
Segundo o diretor, o Sonda foi interditado por falta da licença de funcionamento e afirmaram que a empresa é reincidente. Foi aplicada uma multa de R$ 2.340, o dobro da multa regular, pela reincidência. Ainda não há previsão de reabertura.
Ainda de acordo com a SDU, as lojas da Vila Fátima e da Timóteo Penteado também estão sem alvará de funcionamento, mas continuam abertas.

No caso das demais lojas do shopping, houve apenas uma notificação para que haja regularização, uma vez que não há reincidência entre os pequenos comerciantes.
A reportagem está tentando contato com a empresa sobre esta questão e assim que tiver um retorno atualizará esta matéria.
Em nota oficial, o Sonda Supermercados, afirmou que a unidade Vila Rio se encontra fechada por divergência com a municipalidade. O departamento jurídico da rede trabalha para o reestabelecimento imediato das atividades da unidade.
A rede Sonda Supermercados reitera seu compromisso em adotar todas as medidas necessárias para desenvolver seu trabalho com qualidade e segurança.”
(Com informações de Eurico Cruz)