PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Prefeitura de Guarulhos confirma 8 casos de Influenza H3N2; 27 estão sob investigação

Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE

Secretaria da Saúde faz apelo para que as pessoas evitem sair de casa e se aglomerar em ambientes fechado

A Secretaria da Saúde anunciou, por meio de comunicado nesta quarta-feira (22), a confirmação de 8 casos da variante H3N2 do vírus da gripe influenza A. A pasta ainda aguarda o resultado do exame de 27 casos que estão em investigação.

A pasta recomenda o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social, além de adotar a etiqueta respiratória (utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após tossir ou espirrar). “São práticas fundamentais tanto para a redução da transmissão da covid-19 quanto dos vírus da gripe”, diz a Saúde.

Surto em Guarulhos

Na semana passada, após surto de gripe afetar várias cidades, a Secretaria da Saúde de Guarulhos havia informado que “problema ainda não chegou às unidades de saúde de Guarulhos” e ainda que não havia nenhum caso confirmado da nova variante H3N2 na cidade.

Ontem (21), o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) divulgou um comunicado em que afirma que registrou um aumento considerável nos atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde nos últimos dias.

O GRU Diário questionou a Secretaria da Saúde de Guarulhos sobre o comunicado do Condemat e sobre os casos de pacientes com sintomas respiratórios na cidade, mas não obteve resposta. 

Ainda na noite de ontem, a Prefeitura de Guarulhos emitiu uma nota em que afirma que “o número de casos gripais atingiu mais de 8 mil pessoas em dezembro, até o domingo (19)” e que “o surto que ocorre na cidade tem lotado postos de atendimento e hospitais”. No entanto, não confirmou nenhum caso.

De acordo com a Secretaria, há um grande crescimento na procura de pessoas com sintomas da síndrome gripal H3N2 nas unidades de saúde de Guarulhos, o que vem causando grandes filas e demora no atendimento. 

Sintomas e cuidados

Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse. Em alguns casos pode haver vômito e diarreia. Contudo, estas manifestações não ocorrem com frequência, sendo mais comuns em crianças.

“Com a chegada das festas de fim de ano, a Secretaria da Saúde faz um apelo para que as pessoas evitem sair de casa e se aglomerar em ambientes fechados. Também é fundamental não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, bem como manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas com sinais ou sintomas de gripe”, finaliza o comunicado.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM