fbpx
PUBLICIDADE

Prefeitura capacita profissionais para lutar contra a obesidade em Guarulhos

Centro de pesquisa em obesidade
Foto: Divulgsação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Mais de 180 profissionais iniciam curso de especialização em parceria com a Unicamp

A partir desta semana 181 profissionais da Secretaria da Saúde de Guarulhos iniciam o curso de especialização em obesidade oferecido pelo Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A capacitação dá início a uma iniciativa importante na luta contra essa condição, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 25% dos brasileiros têm obesidade, o que representa mais de 52 milhões de pessoas.

Ao capacitar os profissionais da rede municipal, a expectativa é que seja possível identificar e tratar a doença de forma mais eficiente, enfrentando seus efeitos negativos na saúde pública e melhorando a qualidade de vida da população de Guarulhos.

O conteúdo programático abordará 12 temas, como a caracterização da obesidade e os motivos de seu crescimento, fisiologia e patologia do tecido adiposo, alterações de hormônios envolvidos na obesidade, comorbidades associadas à obesidade, novas vias de tratamento, tipos de dietas e novidades na área, aspectos psicológicos do comportamento alimentar, manejo do paciente obeso na atenção primária à saúde e exercícios físicos.

O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, que iniciou as atividades em 2013, coordena esforços científicos em busca de soluções para a obesidade, uma doença altamente associada com uma série de problemas de saúde, como o diabetes tipo 2, a hipertensão, a aterosclerose e alguns tipos de câncer.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM