PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura busca recursos com BNDES para ‘trem’ entre Transguarulhense e Aeroporto

VLT Guarulhos
Foto: reprodução
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Veículo leve sobre trilhos (VLT) teria parada intermediária no Shopping Maia e passaria pela região central

A Prefeitura de Guarulhos se inscreveu em um programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para viabilizar recursos para estudos e a possível concretização de um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), entre o Parque Transguarulhense e o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.


A informação foi divulgada em primeira mão pelo portal Diário do Transporte (clique aqui para ler o texto do portal) e confirmado por fontes oficiais ao GRU Diário.

A perspectiva, caso o projeto se concretize, é de uma parada em frente ao Shopping Maia, no Jardim Flor da Montanha, passaria pela região central, em pontos como o Bosque Maia, e chegaria até a estação Aeroporto/Terminal Metropolitano do Taboão.

A Prefeitura de Guarulhos entregou, no dia 31 de maio, uma documentação para inscrição na “chamada de projetos de mobilidade urbana sustentável para realização de estudos de pré-viabilidade”, uma parceria do BNDES com o banco alemão KfW com o objetivo de selecionar no mínimo cinco projetos que terão seus estudos de pré-viabilidade realizados com recursos não reembolsáveis do governo alemão (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento – BMZ) ou do Global Environment Facility (GEF). 

Para ser elegível e receber os recursos para avaliação de viabilidade do projeto é preciso cumprir algumas exigências como reduzir emissões de CO2 e demais poluentes, tais como materiais particulados de desgaste e combustão, NOx, CH4 e N2O; sustentabilidade financeira, promoção de benefícios socioeconômicos e/ou para a saúde da população, entre outras.

O projeto ainda pode ser alvo de uma PPP (Parceria Público Privada) para se tornar efetivamente real, mas, neste caso, a experiência prévia da Prefeitura com esses modelos, a existência de legislação pertinente e de mecanismos de garantia de eventuais recursos públicos necessários para a implementação e/ou operação do projeto serão avaliados e valorizados.

O projeto em questão faz parte do Plano de Mobilidade Urbana:

“Proposta de implantar um novo sistema de transporte coletivo para conectar o trecho compreendido entre a Dona Tecla (próximo ao Shopping Maia) à estação de trem
Aeroporto/Terminal Metropolitano do Taboão, passando pelo Centro de Guarulhos (Figura 33). Os estudos estão sendo realizados através de uma parceria da Prefeitura de Guarulhos com a Agência Francesa de Desenvolvimento-AFD/CODATU, com o apoio da Agência de Urbanismo de Lyon para o desenvolvimento de estudos de viabilidade com vistas à implementação de um sistema de transporte coletivo em via exclusiva em Guarulhos. Para tanto, algumas alternativas de traçado de VLT, integrados a uma rede viária de transporte estão sendo avaliados”, diz trecho do plano.

Ao Diário do Transporte, a Prefeitura de Guarulhos confirmou que o projeto deve ter sua operação final no Parque Transguarulhense.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM