PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Prefeitos cobram retomada de leitos de UTI de covid no Hospital Geral e no Padre Bento

Complexo Hospitalar Padre Bento
Foto: Wellington Alves
Compartilhe
PUBLICIDADE

Ao todo, prefeitos do Condemat, presidido por Guti, pedem a reabertura de 72 leitos em três cidades

Prefeitos dos municípios do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) cobram do Governo do Estado a reabertura de 72 leitos para covid-19 em quatro hospitais da região: Luzia de Pinho Melo (Mogi das Cruzes) Dr. Arnaldo Pezzuti (Mogi das Cruzes), Santa Marcelina (Itaquaquecetuba), Hospital Geral de Guarulhos e Hospital Padre Bento em Guarulhos.

Com a alta nos novos casos de Coronavírus e a elevação na taxa de ocupação hospitalar em leitos destinados ao tratamento de pessoas diagnosticadas com Coronavírus na região do Alto Tietê, o (Condemat) pela ativação de 72 leitos em hospitais de gestão estadual.

De acordo com levantamento do consórcio, a região perdeu cerca de 81,78% leitos de UTI e 57,82% de Enfermaria Covid-19 no período entre abril e dezembro de 2021. Com a queda das internações, os hospitais encerram alguns leitos destinados exclusivamente para covid-19.

De acordo com dados do Governo Estadual, Guarulhos tem mais de 50 pacientes internados com covid-19, dos quais 16 estão na UTI.

A ampliação da capacidade hospitalar é necessária diante do atual cenário da pandemia. Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que a taxa de ocupação atual dos leitos Covid no Alto Tietê é de 46,5% na Enfermaria e 28,8% na UTI (dados de 12/01). Apesar dos números do índice geral da região, os hospitais de referência – Santa Marcelina (Itaquaquecetuba) e Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos estão com 100% de ocupação.

“A situação nos preocupa pois os índices de internação subiram substancialmente, tanto em Enfermaria quanto em UTI. Além disso, desde o final do ano passado tivemos uma grande desmobilização de leitos de gestão estadual na região, o que diminuiu a nossa oferta, por isso estamos em contato permanente com o Governo do Estado para a ativação imediata destes leitos”, afirmou Guti (PSD), presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos.

Além da alta nos índices de novos casos e na demanda crescente de internação, o presidente também destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios devido ao alto número de trabalhadores da saúde e de outras pastas afastados por Covid-19 e Influenza. A estimativa é de que mais de 500 servidores da região estejam afastados.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM