Durante a ação foram presas 15 pessoas por suspeita de de estelionato, e apreendidos celulares, cartões e dinheiro
A Polícia Civil de Guarulhos participou nesta quarta-feira (25) da 2ª fase da Operação Insterestadual “Linha Cruzada” realizada pela 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, no Rio Grande do Sul, contra o golpe do “falso telemarketing”.
Até o fechamento desta reportagem, foram presas 15 pessoas por suspeita de estelionato e houve apreensão de celulares e de cartões de contas bancárias e dinheiro.
A operação tem como objetivo desarticular a organização criminosa interestadual que aplica o golpe do falso 0800 ou golpe da falsa central.
De acordo com a investigação, os golpistas usam softwares para alterar os números de telefone. Os estelionatários mascaram os números, através da ajuda de plataformas eletrônicas e, assim, as vítimas acreditam que é, de fato, a sua instituição financeira.
Segundo a titular da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, a delegada Luciane Bertoletti, a investigação é complexa, bem como expõe um esquema em vários estados no país, ultrapassando fronteiras.
Ao todo, 60 policiais civis do Rio Grande do Sul e de São Paulo cumpriram 25 mandados de busca e apreensão e 19 prisões temporárias em São Paulo, com o apoio logístico e operacional da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Projeto M.O.S.A.I.C.O. e da Seccional da Polícia Civil de Guarulhos.