Grupo é suspeito de usar pessoas para ingestão de cápsulas com droga que são levadas para a Europa
A Polícia Federal,no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) a Operação Toca para Paris para desmantelar um grupo responsável pelo aliciamento de pessoas (mulas do tráfico) para viajar ao continente europeu mediante a ingestão de cápsulas contendo droga.
Equipes de policiais federais cumprem três mandados de prisão e um de busca e apreensão na cidade de São Paulo. O objetivo é prender integrantes de um grupo criminoso, responsável pelo aliciamento, preparação, treinamento e envio de pessoas ao exterior com cápsulas, contendo cocaína, dentro de seus aparelhos digestivos, introduzidas ou fixadas ao corpo.
A operação teve início a partir da prisão de três pessoas com droga ingerida na forma de cápsulas, ocorrida em janeiro. As investigações identificaram que a mãe de um dos presos é a líder do grupo e o principal contato com o traficante, proprietário da droga.
O grupo, que aliciava as chamadas “mulas do tráfico”, principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo, tinha uma estrutura familiar: o filho, que foi preso em janeiro, a mãe (líder do grupo), seu outro filho e a nora que administravam o fluxo financeiro e auxiliavam nas operações criminosas.