fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Passageiro que veio da Índia testa positivo para covid-19 no aeroporto de Guarulhos

aeroporto
Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Informação foi confirmada pela Prefeitura de Campos (RJ), onde o homem está sob observação

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos, no Rio de Janeiro confirmou, neste domingo (23), que um cidadão que estava na Índia testou positivo para a covid-19 no Laboratório CR Diagnósticos, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, e está sendo monitorado.

“O trabalhador está em contenção e isolamento preventivo. A pedido do CIEVS, vamos auxiliar na investigação genômica, com as informações do percurso que o paciente fez e os contatos que manteve. Ainda não há identificação do tipo de variante que o paciente está contaminado”, afirmou o subsecretário, Charbell Kury.

A cidade foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do governo do Estado (CIEVS/RJ).

“Assim que foi notificada, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância, Promoção da Saúde passou a monitorar o paciente, que está isolado em Campos para onde foi trazido, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. As companhias aéreas Qatar e Latam foram notificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para o envio da lista de passageiros”, diz comunicado no site oficial da Prefeitura de Campos.

Barreiras sanitárias

No sábado (22), o prefeito Guti (PSD) e o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, fizeram uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para discutir medidas de prevenção contra a entrada de uma variante indiana da covid-19.

Entre as medidas discutidas estão a implantação de barreiras sanitárias em aeroporto do Estado de São Paulo, entre eles Guarulhos. (clique aqui para saber mais).

A GRU Airpoirt, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, afirmou que segue todas as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no enfrentamento à pandemia da covid-19, bem como na prevenção da transmissão de quaisquer doenças infecto contagiosas entre funcionários e passageiros.

Um dos maiores receios do poder público é que uma nova variante, principalmente a Índia, considerada mais agressiva a mortal, venha a causar uma nova onda da pandemia no Brasil.

“Como forma de oferecer bem-estar e segurança aos viajantes durante este momento de pandemia, a GRU Airport implantou diversas medidas preventivas, conforme orientações da Anvisa, para conscientizar e prevenir a transmissão de covid-19 no aeroporto. Entre as ações, cabe destacar as sinalizações indicando as regras de distanciamento social e uso de máscaras faciais, instalação de mais de 300 dispensers de álcool gel em pontos de maior circulação de pessoas, possibilidade de consultar o painel de voos por meio de QR Code para evitar aglomerações nas áreas próximas às telas informativas e, como medida adicional às recomendadas pelo órgão oficial, aferição de temperatura nos controles de acesso aos embarques”, diz a GRU Airport.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM