Stap quer reajuste geral para a categoria
O Stap (Sindicato dos Servidores de Guarulhos) realiza paralisação dos professores nesta quarta-feira (12). De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, o movimento teve apenas 5,5% de adesão e não apresentou nenhuma pauta de reivindicações.
O protesto reuniu cerca de 300 pessoas na frente da Secretaria Municipal de Educação, no Macedo, na manhã de hoje. O Stap cobra aplicação do piso nacional do magistério, sem abono, além de reajuste para as demais faixas da categoria. O sindicato avalia que os professores deveriam ter reajuste médio de cerca de R$ 200.
De acordo com a Prefeitura, de um total de 6 mil professores na rede, 330 não compareceram no período da manhã. O atendimento na rede municipal está mantido, exceto nas salas de aula onde os professores dispensaram os alunos por conta própria.
A Secretaria de Educação informou que realiza levantamento dos alunos prejudicados pelo movimento para posteriormente garantir o dia letivo, para que não haja prejuízo aos educandos.
A gestão municipal argumenta que, até ontem (11), apenas 109 professores possuíam salários abaixo do piso nacional, o que foi corrigido, com retroatividade. O governo municipal enalteceu ainda o lançamento do programa Escola Mais Segura, que reforça o monitoramento das 157 unidades da rede própria.