fbpx
PUBLICIDADE

Papa Bento XVI morre aos 95 anos

Papa Bento XVI em Aparecida
Foto: Denílson Luís/Santuário Nacional
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Funeral será realizado na próxima quinta-feira

O papa emérito Bento XVI faleceu na manhã deste sábado (31), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. A causa da morte não foi divulgada. O corpo será levado para a Basílica de São Pedro, a partir de segunda-feira (2), para a visitação dos fiéis. Já o funeral acontecerá na quinta-feira (5), na Praça de São Pedro, e será presidido pelo papa Francisco.

O cardeal Joseph Ratzinger, que escolheu o nome de Bento XVI, é alemão e o segundo não italiano a comandar a Igreja Católica em mais de 500 anos. Homem de confiança do papa João Paulo II, ele foi escolhido como sucessor de Pedro aos 78 anos sendo o mais idoso do conclave.

Um dos maiores teólogos de todos os tempos, Bento XVI teve um pontificado voltado para o ensino do Evangelho, principalmente aos jovens, tanto que criou o Youcat – Catecismo da Igreja Católica para jovens. Ele veio ao Brasil em 2017 para participar da Conferência de Aparecida e da canonização de São Frei Galvão, em cerimônia que contou com mais de um milhão de pessoas.

Bento XVI tocava piano com maestria, gostava de cerveja e foi um escritor best-seller. Com a saúde debilidade e ciente da necessidade de mudanças na estrutura do Vaticano, o papa renunciou, algo que não era visto há cerca de 600 anos. Ele foi sucedido pelo papa Francisco.

Após a renúncia, Bento XVI morou em um convento no Vaticano, com poucas aparições públicas. Ele recebeu a unção dos enfermos na quarta-feira (29).

 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM