Prática ilegal traz riscos à segurança, interferência na qualidade do fornecimento de energia na região e prejuízo à toda sociedade
Operação policial realizada nesta terça-feira (12), com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, flagrou a prática de furto de energia em uma padaria localizada no bairro Jardim Centenário, em Guarulhos. No local, os técnicos da EDP identificaram o desvio na energia. A estimativa é de que o prejuízo causado pela fraude seja de mais de R$ 30 mil. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Científica.
O proprietário do estabelecimento foi autuado em flagrante e levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Ele deve responder pelo crime de furto de energia. Além do processo criminal, o proprietário irá arca com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Esforços desenvolvidos pela EDP nos últimos anos demonstram a eficácia progressiva das operações antifraude desenvolvidas em toda a sua área de concessão.
Entre os resultados conquistados, por exemplo, está a redução expressiva de reincidências na prática de fraudes de energia, com destaque para comércios e indústrias. O uso da inteligência artificial baseada em algoritmos traz mais assertividade nas ações da companhia e outras estratégias contribuem para restringir a prática das irregularidades. Uma delas é a ampliação de pontos de blindagem mecânica nas instalações de grandes cargas que fraudam energia. Além disso, a parceria entre órgãos públicos, como a polícia, é fundamental e intensifica a mitigação deste crime.