Doze pacientes com sintomas de covid precisaram ser transferidos; atendimento foi retomado
Um paciente de 25 anos surtou durante uma consulta no PA Maria Luiza, no Jardim Centenário, na noite desta terça-feira (6), e destruiu materiais e instalações do local. Seis funcionários do PA foram agredidos. A unidade ficou fechada durante a manhã desta quarta-feira (7) para que fosse realizada perícia e 12 pacientes com sintomas da covid-19 foram transferidos.
O paciente deu entrada com escoriações pelo corpo e ferimentos na região do pescoço provocados após briga em família. Por conta do seu estado de saúde, precisou tomar soro. Segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos, o paciente quis ir embora antes de terminar a aplicação do medicamento e “já demonstrava sinais de alteração”.
A equipe médica tentou convencê-lo para permanecer na unidade e terminar a medicação. No entanto, ele surtou e começou a agredir os profissionais. Seis funcionários foram agredidos, afirma a secretaria.
O paciente chegou a deixar o PA Dona Luiza, mas retornou acompanhado por mais duas pessoas e com uma barra de ferro, com a qual destruiu câmeras de monitoramento, cadeira de rodas, vidros da recepção e suportes de álcool em gel.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarulhos afirma que o paciente “surtou e começou a agredir os profissionais” e que funcionários e pacientes ficaram abalados. Foi necessário efetuar a transferência de 12 pessoas que estavam em observação no local, com sintomas de covid, para outros serviços de saúde da cidade: Complexo Hospitalar Padre Bento, Hospital Municipal de Urgências (HMU), Hospital Neurocenter e Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso.
Ainda segundo a secretaria, o funcionamento do serviço de pronto-atendimento Dona Luíza foi suspenso em seguida e a unidade permaneceu fechada no início da manhã desta quarta-feira (07), para realização de perícia policial, mas já retomou o atendimento ao público.