PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

AAPAH convida Zequinha Barbosa para debate online sobre atletismo em Guarulhos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

Zequinha Barbosa participou de quatro olimpíadas

Nesta sexta-feira (9), às 19h30, a Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH) promove a live “Atletismo em Guarulhos: História e Atualidade – Parte III”. O encontro, que conta com a participação do atleta olímpico Zequinha Barbosa, aborda o histórico da modalidade na cidade em um período que vai dos anos 1970 ao final da década de 1990. A transmissão da live será feita pelo canal da AAPAH no YouTube.

O evento online é mediado pelo jornalista Bruno Leite de Carvalho e conta com as presenças do historiador Elmi Omar, do pesquisador Carlos Alberto Pereira Cardoso e dos atletas Gerson de Oliveira (anos 1980), Antônia Maynart (1970/80), Luis Antônio de Paula (1970/80) e Zequinha Barbosa (1980/90).

Atletismo em Guarulhos – Parte III

Durante a live os pesquisadores apresentam documentos e relatos de momentos nos quais o atletismo guarulhense tinha nomes de destaque nacional em várias modalidades. A pesquisa traz imagens de jornais com matérias do Correio do Brasil e outros periódicos com cobertura nacional, já que a equipe tinha personalidades como João do Pulo, Wilson David dos Santos, Zequinha Barbosa, Marli dos Santos, entre outros representantes em campeonatos tradicionais como o Troféu Brasil de Atletismo.

Guarulhos tinha ainda entre seus atletas nomes que também representavam o Brasil nos Jogos Olímpicos. A ideia da mesa de debate online é trazer as memórias dos feitos no esporte e fazer a contextualização histórica da organização das equipes locais da época, falar sobre estrutura para treinamento, equipamentos e discutir o apoio público e o patrocínio privado.

O projeto sobre a história do atletismo em Guarulhos é um dos 131 aprovados pelo FunCultura, realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc. O apoio institucional é feito pela Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.

Os dois primeiros encontros aconteceram nos dias 26 de março2 de abril.    

PUBLICIDADE

Previous
Next

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Error: Embedded data could not be displayed.
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM