fbpx
PUBLICIDADE

ONG Instituto Acervo faz campanha para ampliar doação de camas hospitalares

Foto: Martha Dominguez de Gouveia/Unsplash
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Entidade promove ações sociais em prol de famílias carentes de Guarulhos

Na hora de fazer uma faxina em casa podemos encontrar objetos que não desejamos manter. Podem ser livros, roupas, calçados, artesanato, eletrônicos ou outros itens. O que para você não serve pode ser muito útil para o Instituto Acervo, localizado no Bonsucesso, em Guarulhos, SP, que promove ações culturais e sociais em comunidades carentes desde 2012.

A ONG foi fundada pelo Bibliotecário Juan Cacio Peixoto. O instituto busca os itens que seriam descartados nas residências dos donos e os repassa – quando em bom estado – para guarulhenses em situação de vulnerabilidade social.

As doações também servem para fomentar investimento para programas de capacitação profissional em Guarulhos e em Alegre, no Espírito Santo. “Necessitamos de doações para arrecadar recursos para execução dos projetos”, explicou Peixoto.

O Instituto também empresta cadeira de rodas, cadeira de rodas de banho, cama hospitalar, muletas, bengalas etc, porém, não consegue manter um estoque, porque, a necessidade é grande. “Chega aqui, já temos um necessitado para emprestar. As pessoas não têm recursos financeiros para alugar ou comprar estes itens”, explicou Juan Peixoto.

Neste momento, o Instituto está fazendo uma campanha para receber a doação de cama hospitalar. Há dois necessitados à espera e falta estoque para atendê-los.

ONG Instituto Acervo faz campanha para ampliar doação de camas hospitalares
Feira de Troca de Livros e Gibis, realizada todo o último sábado do mês, no Bosque Maia, Guarulhos. No momento está suspensa por causa da pandemia

Como surgiu o Instituto

A história da entidade tem relação com a vida do fundador. Peixoto era de uma família pobre da cidade de Alegre, no Espírito Santo, e tinha 14 irmãos. Ele sabe o que é usar roupas que eram dos irmãos mais velhos ou doadas por outras pessoas. E apesar das dificuldades financeiras da família, aprendeu com os pais a importância do trabalho social. Eles participavam do Movimento Mariano, do Círculo de Operários e da Liga Operária Jesus, Maria e José. Nas festas para arrecadar recursos, o pai de Peixoto era o cozinheiro e os 14 irmãos, os ajudantes.

Além disso, a solidariedade era uma regra em sua casa. “Todos que pediam um prato de comida para minha mãe não saíam sem comer. Morador de rua, bêbado, qualquer pessoa, em qualquer horário, era atendida. Cresci vendo isso”, relatou.

Depois de vir jovem a São Paulo para ser Bibliotecário, Peixoto conseguiu montar a sua empresa e virou um empresário de sucesso. A experiência na infância, tão marcante, não poderia passar despercebida. Ao ver tantas famílias carentes em Guarulhos, principalmente na região do Bonsucesso, ele percebeu que era importante fazer alguma coisa. Decidiu então fundar o Instituto Acervo.

ONG Instituto Acervo faz campanha para ampliar doação de camas hospitalares
Juan Peixoto no Projeto Capacitar, que oferece cursos e palestras gratuitas

Projeto desenvolvidos

Projeto Capacitar – Qualificação gratuita de jovens e adolescentes de baixa renda e desempregados para o mercado de trabalho, com cursos gratuitos de capacitação em rotinas administrativas. Os participantes recebem, além da formação, material de apoio, apostila, lanche, transporte e certificado.

Feira de Troca de Gibis e Livros – Neste momento interrompido por conta da pandemia do coronavírus, o evento ocorre no último sábado de cada mês, no Bosque Maia em Guarulhos. São disponibilizados mais de 700 livros de vários segmentos.

Geladeira de Livros – A iniciativa consiste em implantar geladeiras reformadas e estilizadas, enchê-las de livros, e deixá-las em vários pontos da cidade para que as pessoas possam pegar os livros, deixar outros e fomentar a leitura. 

Geração de Renda e Sustentabilidade – Reutilizar materiais e reciclar ideias. Essa é a proposta do projeto de capacitação para donas de casa. Objetos que iriam para o lixo são transformados em outros produtos para geração de renda.

Como posso ajudar

Se você possui livros, mobiliário, objeto de arte, artesanato, eletrônico ou eletrodoméstico, cama hospitalar, andador, cadeira de rodas/banho que não vai mais utilizar, mas esteja em bom estado de conservação, ligue no Instituto Acervo nos telefones 11 3042-1520 –  WhatsApp 11 91071-8899 para que voluntários façam a retirada dos objetos, previamente agendada.

O fundador do Instituto Acervo revelou que vários livros que parecem não ter utilidade por serem antigos podem valer muito dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas. “O que para uma pessoa pode não valer nada pode salvar a vida de outra”, argumenta.

Se preferir, você pode levar os itens pessoalmente, após agendamento, na sede do Instituto, na Rua João Ranieri, 780, Jardim Fátima, na região Bonsucesso, em Guarulhos, SP.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM