Padre Bento voltou a ter vagas de UTI para covid-19, mas colapso pode voltar a qualquer momento
A situação dos hospitais de Guarulhos para atendimento aos pacientes de covid-19 continua preocupante.
De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, a taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos é de 93,4% nesta quarta-feira. No boletim diário não há uma especificação sobre cada hospital, mas em resposta à CNN Brasil, a Prefeitura informou que o Hospital Pimentas-Bonsucesso tinha uma ocupação de 94%.
A Prefeitura tenta contratar 20 leitos de UTI da rede privada para ampliar a oferta de combate ao tratamento da doença.
Já o Estado afirmou que tem 50 leitos para tratamento da doença no Hospital Padre Bento, no Gopouva, que apresentou uma queda no índice de ocupação dos leitos de UTI de 100% para 94,4% nesta quarta.
Já o HGG (Hospital Geral de Guarulhos), no Parque Cecap, cuja a taxa de ocupação era superior a 90%, também caiu. O Estado afirmou que tem 75 leitos para o tratamento da doença, mas não detalhou quantos são de UTI, cuja taxa de ocupação era de 94% caiu para 82,5%.
“Importante deixar claro que essas taxas de ocupação variam no decorrer do dia, em virtude de fatores como altas ou transferências para leitos de enfermaria, por exemplo”, afirmou o Estado. Não há plano estadual para ampliação de leitos em Guarulhos.
“O Governo do Estado tem dado todo suporte aos municípios para fortalecimento da rede assistencial com foco no atendimento a pacientes com COVID-19. Mais de R$ 300 milhões foram enviados às Prefeituras e, especificamente para Guarulhos, foram R$ 16,3 milhões”, respondeu a gestão do governador João Doria (PSDB).
Veja os dados da Vigilância Epidemiológica Municipal desta quarta-feira (06/01/2021):
- Taxa de cura – 93,8 %
- Taxa de letalidade – 4,74%
- Total de recuperados – 34.053
- Casos confirmados – 36.303
- Total de óbitos – 1.721 confirmados e 10 em investigação
- Taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos: 93,4%
- Taxa de ocupação de leitos de enfermaria em hospitais públicos de Guarulhos: 69,9%
- Taxa de ocupação de UTIs da Grande São Paulo: 65,2%