PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Não há motivo para pânico”: Guti pede cautela e anuncia que UBS e Cemegs abrem amanhã para atender apenas casos de gripe

Foto: Reprodução
Compartilhe
PUBLICIDADE

Prefeito ainda pediu que os moradores procurem as unidades de saúde quando “as coisas ficarem fora de controle”

O prefeito Guti (PSD) anunciou durante live realizada na manhã desta quinta-feira (23) que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e Cemegs abrem amanhã (24), das 8h às 14h, para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios em razão da gripe causada pelo vírus influenza A H3N2. Os PAs, UPAs e hospitais também estarão abertos.

Na terça-feira (21), a Prefeitura de Guarulhos divulgou uma lista sobre o funcionamento dos serviços públicos municipais em que dizia que as UBSs estariam fechadas, de sexta (24) a domingo (26), mesmo com a alta procura de pacientes com sintomas e gripe.

O pronunciamento do prefeito ocontece quase uma semana após a divulgação de que o surto de gripe não havia atingido Guarulhos e em meio à superlotação de pacientes nas unidades de saúde municipais com sintomas respiratórios em razão do vírus Influenza A H3N2. 

Ontem, a Secretária da Saúde de Guarulhos confirmou de 8 casos da variante H3N2 do vírus da gripe influenza A. A pasta ainda aguarda o resultado do exame de 27 casos que estão em investigação.

Durante a live Guti pediu cautela e também que os moradores procurem atendimento quando “as coisas ficarem fora de controle”.

 “Com cautela, a melhor coisa é você ir avaliando o seu corpo, como tá a evolução disso tudo. Se as coisas ficarem fora do controle, procurar autoridade médica”, disse Guti. 

O prefeito reforçou em qual momento os moradores devem procurar uma unidade de saúde e afirmou ainda que não há motivo para pânico.

“Só procure essas unidades [de saúde] se realmente precisar, com sintomas fortes. Se for um negócio que você pode controlar, se o remédio da gripe estiver dando conta, evite procurar as unidades. Mas não há motivo para pânico. É uma gripe muito forte, se tiver os cuidados que foram falados, passa tranquilo”, disse o prefeito. 

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Ricardo Rui, 30% dos leitos estão sendo ocupados por pacientes com sintomas respiratórios e que há controle dos casos graves. Rui participou da live junto com o prefeito. O secretário disse que nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Guarulhos não há casos de pacientes com síndrome gripal.

Já a taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos, de pacientes com covid-19, é de 36,3%, de acordo com dados divulgados ontem (22) pela prefeitura.

“Em nossas unidades de terapia intensiva [UTI], hoje nós temos zero porcento [0%] de ocupação em relação à síndrome gripal. Porém, juntando os hospitais da prefeitura e do estado, nós 30% de ocupação de caso ligado à síndrome respiratória. Há controle dos casos graves. Continuar com as medidas de higiene e distanciamento”, afirmou o secretário. 

Serviço

O endereço de cada unidade pode ser conferido no site da Prefeitura

Cemegs Cantareira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 215, Cocaia.

Cemeg São João
Rua Taipu, 116, Jardim São João.

Cemeg Pimentas-Cumbica
Avenida Atalaia do Norte, 576, Jardim Cumbica.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM