fbpx
PUBLICIDADE

Mutirão coleta 3 mil exames de papanicolau e aplica 1,4 mil doses de vacina em Guarulhos

Mutirão em UBS
Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Cidade abre postos de saúde aos sábados

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Guarulhos estiveram em funcionamento para a campanha de coleta de Papanicolau e atualização da carteirinha de vacinação no último sábado (16). O mutirão da saúde resultou na coleta de 2.939 exames e na aplicação de 1.191 doses de vacinas de rotina, além de 237 vacinas contra a dengue, aplicadas nas quatro UBS abertas pelo programa Saúde Agora.

A coleta regular do exame Papanicolau é de suma importância para prevenir e controlar o câncer do colo do útero, que é o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. Esse exame possibilita a detecção de lesões precursoras, as quais, se tratadas precocemente, têm grandes chances de não evoluírem para o câncer.

A decisão de promover a campanha aos sábados tem como objetivo ampliar as oportunidades de coleta e facilitar o acesso para as munícipes que não conseguem comparecer às unidades durante a semana. Para aquelas que não puderam participar do mutirão é possível agendar o exame previamente nas UBS, tanto para atendimento durante a semana quanto aos sábados, em uma das unidades abertas pelo programa Saúde Agora.

No próximo sábado (23) as UBS Vila Barros, Jardim Palmira, Allan Kardec e Parque Jandaia estarão em funcionamento para oferecer todos os serviços tradicionais disponíveis durante a semana, incluindo a vacinação contra a dengue para jovens de dez a 14 anos. Para receber a primeira dose, pais ou responsáveis só precisam apresentar comprovante de endereço, documento com foto ou Certidão de Nascimento e carteirinha de vacinação do menor.

Até o momento 15.131 menores foram vacinados em Guarulhos, com destaque para a faixa etária de dez anos, que contabiliza 6.893 vacinações. No entanto, a faixa etária de 14 anos é a que representa o menor número de doses aplicadas: 1.039. A vacinação teve início em 20 de fevereiro para crianças de dez e 11 anos e foi ampliada para o público de 12 a 14 anos em 7 de março.

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação de todos os grupos, especialmente diante dos 13.559 casos confirmados de dengue na cidade, com sete óbitos registrados em decorrência da doença.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM