Passageira iria embarcar para a Etiópia
A Polícia Federal (PF), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em ação conjunta com a Receita, prendeu no final da tarde desta quarta-feira (23), uma passageira, que desembarcou de voo internacional, portando droga oculta nas estruturas das malas.
Servidores da Receita Federal, que atuam junto aos canais de inspeção alfandegária, e fiscalizavam os passageiros que desembarcaram de voo procedente de Addis Ababa, na Etiópia, selecionaram uma passageira, que havia optado em passar pelo canal “nada a declarar”, e realizaram a inspeção indireta das malas por meio do aparelho de raio-x.
As imagens revelaram matéria orgânica oculta nas estruturas das malas. Conduzida à bancada e na presença de testemunhas, os servidores cortaram as laterais das malas e encontraram oito volumes contendo substância cristalizada que foi submetida ao reagente químico e cujo resultado sinalizou compatibilidade com droga sintética.
Os policiais federais foram acionados e conduziram a suspeita à sede policial onde os peritos federais, por meio dos exames periciais, confirmaram que os quase 5 Kg da substância eram metanfetamina.
A mulher, que recebeu voz de prisão, disse em seu depoimento, que recebeu a droga na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, e receberia um pagamento em dinheiro pelo seu transporte.
A mulher será apresentada à Justiça Federal e responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas.