fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MPF fiscaliza obras do aeromóvel no Aeroporto de Guarulhos

MPF fiscaliza obra do Aeromóvel do GRU Airport
Foto: MPF
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Procurador considera Linha 13-Jade da CPTM subutilizada na cidade

O MPF (Ministério Público Federal) realizou nessa terça-feira (6) visita às obras do chamado People Mover, aeromóvel que ligará a Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com previsão de inauguração ainda neste semestre, o empreendimento pretende agilizar o transporte dos passageiros, que hoje dependem de ônibus para cumprir o trajeto entre a estação de trem e os três terminais do aeroporto.

Segundo o procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, o People Mover tem potencial para gerar muitos benefícios, principalmente, o incentivo ao uso do transporte público.

“Hoje, a Linha 13-Jade é subutilizada. O conforto e as comodidades do People Mover, somados à agilidade e à segurança da linha da CPTM, poderão mudar esse cenário, convencendo as pessoas de que o transporte público é uma alternativa mais vantajosa e rápida”, afirmou.

O investimento total para a obra é de aproximadamente R$ 370 milhões. Parte dos recursos é oriunda de repasses federais. O transporte será realizado em uma via elevada de 2,7 quilômetros, por onde veículos circularão a partir de propulsão pneumática.

Göpfert obteve informações sobre as atividades da CPTM durante passagem pelo centro de controle operacional da companhia, no Brás, região central de São Paulo. O procurador seguiu de trem até a Luz, onde embarcou no Expresso Aeroporto, uma das alternativas disponíveis para chegar à estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade. Já nas imediações do terminal, ele pôde visitar o canteiro de obras do People Mover e verificar o andamento dos trabalhos, cuja conclusão é prevista para os próximos meses.

O procurador é responsável por um procedimento instaurado no MPF para acompanhar a implementação do aeromóvel. O objetivo é assegurar que a aplicação dos recursos federais destinados à obra gere retorno à sociedade com a efetiva utilização do serviço, garantindo-se aos usuários um transporte seguro e confortável.

Göpfert pretende realizar reuniões com representantes de companhias aéreas, do metrô, de terminais rodoviários e da concessionária GruAirport, entre outros órgãos e entidades, para buscar medidas que estimulem o uso do People Mover assim que a via estiver em funcionamento.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM