fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Movimente-se: Unimed Guarulhos aposta em atividades físicas gratuitas para saúde e bem-estar dos clientes

Movimente-se Unimed Guarulhos
Foto: Caíque Fernandes/ Unimed Guarulhos
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Programa promove exercícios para pessoas a partir de 18 anos. Pilates, dança e alongamento estão entre atividades. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado de 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas leves a intensas, por semana, aos adultos. A prática de atividades físicas regularmente contribui para a prevenção de doenças cardíacas, câncer, entre outros problemas de saúde. Além disso, ajudam na saúde mental, coordenação motora, respiração e gerenciamento saudável do peso.

“Os exercícios físicos também são capazes de liberar hormônios como a endorfina e a serotonina que melhoram a qualidade do sono e ainda promovem a sensação de bem-estar, afastando o estresse e beneficiando a saúde mental”, explica a Dra. Flávia Orlando, médica endocrinologista e diretora da Medicina Preventiva da Unimed Guarulhos.

Cuidar do sedentarismo

Nesse sentido é que a Unimed Guarulhos disponibiliza a seus beneficiários, desde junho de 2022, o programa Movimente-se, da Medicina Preventiva, com uma grade de aulas sediadas no Espaço Cuidar.

“Essa nova frente de cuidados visa responder a uma necessidade de saúde pública confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando diz que o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%”, explica a médica cooperada.

Cuidar dos idosos

Segundo os dados do Panorama dos Idosos Beneficiários de Planos de Saúde no Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), houve um crescimento nos planos de saúde em todas as faixas etárias acima dos 60 anos, com destaque para idosos com 80 anos ou mais.

Esta faixa etária teve um crescimento de 194% nos últimos 20 anos passando de 422,7 mil, em março de 2002, para 1,2 milhão em março de 2022. Na sequência, aparece a faixa entre 70 e 79 anos, que dobrou no período o número de beneficiários, passando de 1,1 milhão para 2,2 milhões.

De olho nisso, é que a Unimed Guarulhos tem apostado em cuidar dessa população com atividades a esse grupo que visem mudanças diárias, da melhor forma possível, dentro da realidade dessas pessoas.

Baseado nos pilares “Alimentação”, “Movimento” e “Equilíbrio”, o programa Movimente-se 60+, exclusivo a pessoas com mais de 60 anos, é realizado, inicialmente, às segunda e quinta-feira, das 8h às 9h.

“Sensíveis à essa população, buscamos cuidar dos idosos para que possam viver com mais qualidade de vida. O objetivo é estimular um estilo de vida sem sedentarismo, com atividades realizadas em grupo e sob monitoramento de uma equipe especializada, para a mudança de hábitos”, explica a Dra. Flávia.

O programa de saúde

Conduzido pela Medicina Preventiva, no Espaço Cuidar, localizado na R. Arminda de Lima, 378, Centro – Guarulhos-SP, o programa reúne profissionais de saúde multidisciplinares e também conta com educador físico e atividades, como treino funcional e ritmos (para beneficiários acima de 18 anos) e pilates solo 60+ (para beneficiários acima de 60 anos).

“A iniciativa é uma oportunidade para promover uma vida com mais bem-estar e dar autonomia física não só para os idosos, mas para todas as pessoas, para que possam realizar as atividades do dia a dia e viver com mais qualidade”, conta Moises Paixão, educador físico.

O professor ainda afirma que, para as aulas com idosos, utiliza os métodos do Pilates Solo, por ser possível trabalhar a flexibilidade e mobilidade, além do fortalecimento muscular, uma vez que se observa perda de massa muscular ao decorrer da vida.

“Fora isso, os encontros permitem a socialização para essa faixa etária em aulas coletivas, estimulando outros sentidos tão importantes nessa fase da vida”, explica Paixão.

O cuidado que faz diferença

José Carlos Ricardo, de 66 anos, está frequentando as aulas por recomendação do seu médico geriatra e adotou as aulas do Movimente-se como parte da sua rotina de exercícios físicos. Ele conta que faz caminhada e um pouco de corrida e as aulas do programa têm contribuído no fortalecimento da musculatura.

Já Luzia Alves da Costa, de 81 anos, é motivada a ir para as aulas, principalmente, pela convivência com as pessoas.

“Tenho gostado muito e está me ajudando bastante, estou aprendendo muitas coisas”, diz. Ela explica que o programa complementa a ginástica que ela já realiza em casa.

De resultados, a aluna Marli da Silva, de 57 anos, entende. Ela entrou para o programa após ser orientada a realizar uma cirurgia bariátrica. Com o acompanhamento da nutricionista também da Medicina Preventiva e a prática de atividades físicas, começou a ver resultados na perda saudável de peso e de medidas. Ela explica que esse passo na sua vida tem sido uma luz no fim do túnel e que vale a pena acordar cedo para participar dos encontros.

Já a Sônia Isoppo, de 60 anos, sentiu a diferença na sua postura. Ela conta que tem gostado muito de participar e que essa prática contribui para seus hábitos saudáveis. Diz que passou a ter a postura mais correta depois que iniciou e que não faltou em nenhuma aula, pois tem sentido diferença inclusive na autoestima.

Para Ana Paula Presta, coordenadora do Espaço Cuidar, onde o programa é viabilizado, “falar em qualidade de vida é falar em condições de vida de um ser humano, em que ele possa exercer atividades para seu bem-estar físico, mental e social. Ou seja, além do acompanhamento médico, que é essencial para contribuir nos bons resultados, é fundamental estimular atividades que deem subsídio para os indivíduos viverem o melhor de suas vidas”, finaliza.

Como participar

O programa é desenvolvido para clientes Unimed Guarulhos e os interessados podem se inscrever preenchendo um formulário no site (clique aqui para acessar) ou ligando para: (11) 2442-4004.

No site, está disponível a programação das aulas. Antes de iniciarem no programa, há a avaliação clínica, com aplicação de anamnese, que possibilita que a aula seja adaptada para cada aluno, respeitando seus limites.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM