Suspeito ofereceu R$ 2,5 mil para não ter motocicleta apreendida
Agentes da Inspetoria Parques da GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos prenderam na madrugada desta quinta-feira (5) um homem na rua Manoel José Meleiro, na Vila Galvão, por crime de corrupção ativa. A equipe em serviço no posto Lago dos Patos foi informada sobre uma motocicleta com duas pessoas não moradoras na portaria de um condomínio residencial.
Na averiguação, não foi detectada a existência de pendências jurídico-criminais relativas às pessoas e ao veículo. Porém, a motocicleta Kawasaki azul, modelo ER-6N, ano 2013, apresentava o emplacamento dobrado, prejudicando a sua visibilidade, o que caracteriza infração gravíssima, cabível de multa e apreensão do veículo.
Os agentes anunciaram os procedimentos administrativos, sendo surpreendidos com a oferta de suborno no valor de R$ 2,5 mil feita pelo condutor para a liberação da motocicleta. Diante do oferecimento de vantagem indevida a funcionário público, os homens foram conduzidos ao 1º DP (Distrito Policial), assim como o veículo, para conhecimento da autoridade de plantão.
Após oitivas, a autoridade lavrou boletim de ocorrência para o condutor da motocicleta por corrupção ativa, conforme o artigo 333 do Código Penal, cuja pena prevê reclusão de dois a 12 anos, e multa. A outra pessoa foi liberada, o veículo removido ao pátio e o acusado permaneceu detido e à disposição da Justiça.