Apenas empresas de ônibus vão operar na cidade até 2030
A Prefeitura de Guarulhos fechou contrato com a Fundação Vanzolini, por R$ 816 mil por ano, para acompanhamento das finanças do transporte público municipal.
O contrato, publicado no Diário Oficial deste sábado (15), foi assinado na terça-feira (11), pelo secretário municipal de Transportes, Luigi Camilo.
De acordo com a proposta comercial efetuada pela Vanzolini, o transporte de passageiros será efetuado “exclusivamente” pelas atuais concessionárias Viação Urbana Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Viação Campo dos Ouros até 20 de setembro de 2030.
Os micreiros são os antigos perueiros, que conduziram as lotações desde a década de 1990 até 2012, quando a gestão Sebastião Almeida fez uma licitação para contratar mais de 500 permissionários do transporte alimentador, que ficaram focados no atendimento entre os bairros e terminais. Recentemente, os micreiros passaram a ser contratados para atuar junto às empresas de ônibus.
A fundação irá criar um programa para controlar melhor as saídas e chegadas das linhas municipais, assim como definição dos subsídios a serem pagos pela Prefeitura.