Processo é mais um passo importante para a chegada do Metrô a Guarulhos
O Metrô lançou, na última sexta-feira (10), uma licitação para contratação da prestação de serviços para produção de laudos sobre desapropriações necessárias para implantação da Linha 19 – Celeste, que vai ligar a cidade de São Paulo a Guarulhos.
A intenção do Metrô é levantar o custo das desapropriações necessárias para conseguir a liberação da área necessária. As propostas das empresas interessadas pelo serviço serão recebidas no dia 7 de dezembro.
Chamado de Pátio Vila Medeiros, o estacionamento dos trens ficará próximo à Rodovia Fernão Dias, entre São Paulo e Guarulhos. A maior parte do terreno é desocupada, mas há alguns estacionamentos de caminhões que precisam ser retirados.
O cronograma da Linha 19 prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2024, para que a obra tenha início em 2025 e seja finalizada até 2030.
Ao todo serão cinco estações subterrâneas na cidade (Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia e Itapegica), que conectarão o município à estação Anhangabaú, da linha 3-Vermelha, na capital. Já a linha 2-Verde, também de acordo com o projeto, deve ligar a estação na Ponte Grande à Vila Madalena, além de uma conexão com a estação na Dutra.