PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Meteoro registrado no Rio Grande do Sul fez a noite virar dia em segundos; veja vídeo

Foto: Reprodução
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Clarão pôde ser visto por moradores de Jardim do Éden e de várias cidades

Um bólido, tipo de meteoro de brilho intenso, foi registrado no início da noite desta quinta-feira (3) no Rio Grande do Sul e chegou a transformar a noite em dia por alguns segundos.


O fenômeno foi captado às 19h09 por várias câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros e do Clima (Bramon) em cidades como Bom Princípio, Canela, Caxias do Sul, Jardim do Éden, Taquara, Campo Bom, Monte Castelo e Tangará. 

“Segundo os relatos, em alguns lugares o brilho do meteoro foi tão intenso que, por alguns instantes, transformou a noite em dia. Essa claridade, pode ser vista no vídeo que foi registrado pela câmera do Observatório Heller & Jung no Balneário Jardim do Éden, RS”, afirma a Bramon. 

Clarão provocado pelo bólido no Jardim do Éden (Foto: Reprodução)

A Bramon explica que o meteoro “foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 centímetros e 33 kg de massa, que foi, em grande parte, vaporizado durante a passagem atmosférica. É possível que algo em torno de 10% dessa massa tenha resistido e chegado em solo em Tramandaí (RS)”, que é chamado de meteorito. Ainda de acordo a organização, o bólido em seu momento mais luminoso atingiu a magnitude -12.5, equivalente ao brilho de uma lua cheia.

Vídeo postado na página oficial da Bramon mostra a aparição do meteoro em várias cidades e sua trajetória até cair na costa do Rio Grande do Sul. Confira: 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM