De acordo com o dicionário Aurélio, felicidade é uma condição de ser feliz com plena satisfação. Concomitante a isto, o filósofo Aristóteles nos ensina que felicidade é um estado que todos buscam experimentar se utilizando de diversas formas.
Algumas pessoas, vão procurá-la na forma de sucesso profissional, outras na área financeira e outras ainda em viagens. Há quem queira encontrá-la na riqueza. Porém, existem pessoas que sem se dar contas, cultivando pensamentos negativos, buscam a tão almejada felicidade e encontram apenas sofrimentos, angústias, tristezas, e frustrações. Ocorre que todas essas insatisfações podem acarretar em doenças como depressão, síndrome do pânico e, em casos mais graves, levar ao suicídio.
Questionando casamentos desfeitos por causa de palavras intempestivas, no seu livro “Metanoia”, o padre Marcelo Rossi afirma que algumas pessoas julgam que palavras não são importantes e que um gesto vale mais do que mil palavras. Ele afirma também que isso não é verdade. O padre entende que elas são extremamente importantes. E mais: podem ser amorosas, solidárias e construtivas, mas também contém poder para destruir, ferir e magoar. Logo, podemos entender que muitas pessoas podem ter sofrido algum dano mental por ter ouvido palavras mal ditas e mergulhado no seu efeito negativo.
Por tudo isso, podemos entender que a metanóia, como mudança de pensamentos para forma positiva, deve ser utilizada para que este indivíduo passe a enxergar bons acontecimentos ao seu redor, redescobrindo a beleza da vida. A determinação para esta mudança é outro aspecto a ser considerado, bem como manter o contato diário com pessoas próximas e amigas configura-se numa referência na recomposição deste estado de ânimo. Essas pessoas poderão ajudá-las no bom humor, contribuindo para que seus olhos se voltem às maravilhas deste mundo, descobrindo planos e metas a serem colocados em práticas.
Estas maravilhas podem ser observadas desde o sorriso de uma criança ou o cantar de um pássaro, como na beleza e imensidão do mar, ou ainda, na aquisição de um objeto desejado. Quando alguém busca a determinação como possibilidade de sair destes desconfortos poderá com ela descobrir o valor do autoconhecimento, despertando a sua criatividade.
O entusiasmo é outra mola propulsora que aliada à determinação amplia os horizontes destas pessoas acometidas por alguns dos males mencionados. Uma pessoa entusiasmada é portadora da autoconfiança, enriquecendo o estranho mundo dos indivíduos que se sentem frustrados, por exemplo. Por outro lado, a pessoa que demonstra entusiasmo em tudo que faz contagia todos ao seu redor, reavivando as forças daqueles que até então, enfraquecidos demonstram uma postura derrotista perante a vida. Elas têm a prerrogativa de abrir-se a novos desafios, evitando focar na culpa que as arrastaram para o caos.
É preciso entender que para todo acontecimento na vida existe uma explicação. Daí a necessidade de uma reflexão compreendendo o poder que uma mudança da mente para pensamentos positivos pode fazer nestas situações. Dessa forma, descobrirão que poderão ampliar o horizonte, que antes só podiam observá-lo da orla praia.
Explorando este novo horizonte, verão chegar a alegria de freqüentar novos cursos para o seu crescimento profissional, abrangendo áreas como informática, corte e costura, ou fazer aquela faculdade sempre protelada. Enfim, existem grandes opções visando à libertação dos males. Basta se predispor a sair desta tempestade, colocando-se a caminho, amparando-se na metanóia.