PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Médicos de Guarulhos acumulam mais de 400 faltas e moradores sofrem com falta de atendimento

Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Cardiologista possui 427 faltas; Saúde prevê contratação de 100 médicos em janeiro de 2022

Moradores de Guarulhos reclamam da falta de médicos nas unidades de saúde da cidade e da precariedade do atendimento. A ausência de profissionais aumenta o tempo de espera por consultas e procedimentos e causa a lotação nos postos de saúde. É o que mostra a reportagem do jornal SP1, divulgada nesta teça-feira (16).

Segundo a reportagem, parte do problema ocorre em razão das faltas sem justificativas dos médicos, alguns deles 60 vezes, outros 200 e até casos com mais de 400 faltas. No entanto, esses profissionais não são substituídos para garantir o atendimento da população.

Um levantamento feito com exclusividade feito SP1, via Lei de Acesso à Informação, mostra que na rede municipal de Saúde de Guarulhos, entre 2020 e 2021, nove médicos foram demitidos por faltas injustificadas, cinco deles respondem processo administrativo pelo mesmo motivo.

Uma médica cardiologista acumula 427 faltas sem justificativa e não foi desligada oficialmente Segundo a reportagem, a médica afirma que a incompatibilidade de horários fez com que ela deixasse o atendimento médico na unidade de saúde onde atuava e irá formalizar a sua saída. Ela ainda disse que não foi comunicada sobre nenhum processo administrativo

O secretário-adjunto de saúde de Guarulhos, Michael Rodrigues de Paula, disse ao SP1 que vai começar a contratar mais de 100 médicos em janeiro de 2022.

“Nós ainda temos uma limitação que é a lei federal, que é válida até final de dezembro, que só nos permite repor apenas aquele recurso humano que foi desligado, perdido, não toda necessidade do município. Temos falta de profissionais em todas as áreas, mas a gente está fazendo um grande trabalho de fortalecimento da atenção básica, que tem condições de tratar 80% das necessidades da população”, disse o secretário

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM