Com chapa única, Martello venceu a eleição da Presidência da Casa com 29 votos
Conforme já era esperado nos bastidores da política guarulhense, o vereador Martello (PDT) foi eleito presidente da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (1º), para o biênio 2021-2022 com a chapa Legislativo Forte. Com chapa única, Martello obteve 29 votos favoráveis contra cinco abstenções.
Inicialmente, a disputa também teria como candidato o vereador Thiago Surfista (PSD), mas como Martello já havia consolidado sua vitória houve um recuo do grupo de Surfista para que houvesse uma retirada da chapa dele e a negociação dos nomes que comporiam as comissões da Casa de Leis.
“Queria agradecer aqui, primeiramente, a todos aqueles que acreditaram em mim, na minha caminhada para chegar a ter 29 votos. Acredite, não é fácil. Thiago, eu disputei contigo lealmente, tranquilamente, fielmente, sem agressão, e hoje, elegendo Martello, todos podem contar comigo, aqueles que votaram em abstenção, podem contar comigo”, disse o novo presidente do Legislativo.
Martello ainda arrancou risos dos nobres colegas ao afirmar que era prefeito e depois corrigir para presidente da Câmara. “Sou prefeito, desculpa, estou querendo me antecipar, sou presidente desta Casa, presidente dos vereadores, o presidente nada mais é do que aquele que organiza a Casa, organiza a sessão”, discursou Martello.
Entre os vereadores que se abstiveram estavam Edmilson (PSOL), Romildo (PSD) e Thiago Surfista (PSD). A reportagem ainda tenta verificar quais são os demais nomes que se abstiveram, já que houve instabilidades na transmissão da TV Câmara durante a votação.
Veja a composição da mesa diretora da Câmara:
Presidente: Martello (PDT)
1º vice-presidente: Leandro Dourado (PTC)
2º vice-presidente: Karina Soltur (PSD)
1º secretário: Marcelo Seminaldo (PT)
2º secretário: Lamé (MDB)
3º secretário: André Alves (Cidadania)
4º secretário: Rafael Acosta (DC)