PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Justiça determina que prédio da Getúlio Vargas seja Centro Cultural

Praça Getúlio Vargas Edmilson
Foto: reprodução/Facebook
Compartilhe
PUBLICIDADE

Decisão foi emitida em ação movida pelo vereador Edmilson Souza (Psol) e Prefeitura pode recorrer

O juiz Rafael Tocantins Maltez, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos, emitiu uma decisão, na última quarta-feira (2), que determina que o antigo prédio da Câmara Municipal, na Praça Getúlio Vargas, no Centro, cumpra a função de um Centro Cultural e que qualquer decreto que determina a implantação de um posto da GCM no local seja anulado.

A ação foi movida pelo vereador Edmilson (Psol), ex-secretário de Cultura na época do ex-prefeito Sebastião Almeida (à época no PT) que já havia determinado a criação do Centro Cultural no espaço com apoio do governo federal.

Artistas de Guarulhos também cobraram a utilização do espaço, conforme consta no Plano Municipal de Cultura do município. A categoria chegou a realizar um abaixo-assinado contra a utilização do espaço pela Guarda Civil Municipal.

De acordo com Edmilson, a instalação da GCM no local visava dar uma falsa impressão de segurança na praça e tinha como objetivo uma ação higienista, com a expulsão de moradores de rua do local.

“As políticas públicas de inclusão e de pertencimento popular dos espaços públicos são fundamentais para combater a violência urbana e para a promoção da inclusão da população de rua nos espaços públicos”, disse o vereador em nota emitida à imprensa.

Para adequar o prédio, a Prefeitura recebeu, na gestão anterior, um investimento pouco superior superior a R$ 500 mil do Governo Federal. De acordo com a Prefeitura, questionada em setembro do ano passado, “o uso do financiamento federal não garantiu a adequada ocupação do espaço, devido à ausência de licenças obrigatórias para a realização de obras, sob risco de danos estruturais ao prédio”.

Por se tratar de uma decisão em primeira instância ainda cabe recurso por parte da atual gestão.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM