“Brincar para Sanear” retrata saneamento básico e uso racional da água
Nesta Semana da Água, as escolas estaduais Victor Civita, no Jardim Cumbica, e E.E. Professora Zilda Romeiro, no Jardim Presidente Dutra, em Guarulhos, recebem o projeto “Brincar para Sanear”, idealizado pelo Instituto Trata Brasil, entidade que é referência em saneamento no Brasil.
A primeira escola que recebeu o projeto foi a Victor Civita, nos dias 20 e 21. Entre esta quarta-feira (22) e sexta-feira (24), as ações acontecem na Zilda Ribeiro. Ao todo, serão conduzidas 14 apresentações para cerca de 1.030 alunos.
O objetivo do projeto é fomentar a educação ambiental, por meio de ações lúdicas, com foco em abastecimento de água e esgotamento sanitário para escolas de todo o país, impactando não apenas os estudantes do Ensino Fundamental, mas também os profissionais das escolas, a comunidade escolar e os pais dos alunos.
A ação conta com a parceria da Water.org, organização que há mais de 30 anos trabalha para promover o acesso à água potável e saneamento básico por meio da inclusão financeira e fomento do Microcrédito; e com o apoio da Cummins – líder global em tecnologia de energia, que possui sua sede na região de Guarulhos.
Dados da Unicef, divulgados em 2020, mostram que 39% das escolas no Brasil não dispõem de estruturas básicas para lavagem de mãos. De acordo com o Painel de Saneamento Brasil do Instituto Trata Brasil, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a região de Guarulhos apresenta bons índices de acesso à água, com 100,0% de sua população atendida; e rede de coleta de esgoto disponível para 92,3%. Contudo, apenas 10,2% do esgoto referido à água consumida é tratado e o município ainda conta com 43% de índice de perdas na distribuição.
As atividades do Brincar para Sanear em Guarulhos são realizadas com a coordenação de profissionais do Instituto Trata Brasil, como já ocorreu em outros estados brasileiros, como São Paulo, Bahia, Ceará, Tocantins e Pará.