fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Instituto realiza ‘Projeto Acolhimento’ com atendimento psicológico gratuito

Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Movimento Diferença reforça a importância de cuidar da saúde mental dos estudantes

O Instituto Movimento Diferença juntamente com uma equipe de psicólogos, psicopedagogos, psicoterapeutas, professores e gestores, todos voluntários, reuniram-se nesta semana para discutir de qual forma poderiam contribuir para que sejam identificados casos de bullying, assédio, depressão ou algum tipo de transtorno dentre os alunos.

“O tema da saúde mental nas escolas tem atraído mais atenção nos últimos dias justamente pelos diferentes casos de violência ocorridos e que vem sendo veiculado pelos meios de comunicação”, diz o instituto.

O Projeto Acolhimento oferece possibilidade de atendimentos em grupo, individual ou rodas de conversa formativas com alunos, a partir dos anos iniciais, professores e equipe escolar das escolas estaduais de Guarulhos. 

A pandemia nos mostrou de forma mais clara a importância de cuidarmos da mente, houve um crescimento no desequilíbrio emocional causados pelo afastamento social das pessoas, e isso vemos diariamente nas salas de aula de todo o país e do mundo.


“O principal mal do século é a depressão, então, cabe a nós reunirmos meios e formas de evitar que ocorra novos massacres como os ocorridos nos últimos meses. A escola é um lugar para nos sentirmos seguros, manter um ambiente saudável e sem bullying. É importantíssimo para um aprendizado ideal no ambiente escolar. A saúde mental precisa ser mais valorizada, e que nenhuma queixa seja desconsiderada ou relativizada”, disse Victor Rodrigues, estudante de Medicina e Voluntário 


De acordo com o instituto, a participação da família na escola é essencial para que, juntos, possam ensinar, educar e preparar as crianças e adolescentes.


“Com o Projeto Acolhimento poderemos ajudar as escolas através de formações, palestras e atendimentos. Teremos um espaço a partir de maio onde nossos psicólogos voluntários farão os atendimentos e acompanhamento dos alunos encaminhados pela equipe escolar”, Renan Marcello Presidente, do Instituto Movimento Diferença.


O Projeto Acolhimento pretende contribuir com as instituições de ensino e equipes das diretorias regionais de ensino através dos núcleos pedagógicos, supervisores de ensino, por meio do Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar), da Secretaria Estadual da Educação, que tem ações efetivas e diretas nas escolas.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM