Em uma semana, óbitos subiram 126% na cidade.
O índice de guarulhenses mortes pela covid-19 é superior ao de curados, apontam os balanços da Secretaria Municipal de Saúde. Levantamento da pasta revela, nesta quinta-feira (14), que 806 guarulhenses foram curados do novo coronavírus desde o início da pandemia. A Prefeitura contabiliza 1.190 infecções pela doença, ou seja, o índice de cura na cidade é de 67%.
Há uma semana, a cidade tinha 437 curados e 68 mortes. Os recuperados cresceram 84% em sete dias. No mesmo período, as mortes subiram 126%.
O avanço da doença preocupa o secretário municipal de Saúde, José Mário. Ele insistiu, nesta semana, para que o prefeito Guti (PSD) voltasse atrás na decisão de liberar o funcionamento de salões de beleza e academias. Ele acredita que o isolamento social é a melhor arma para evitar a propagação da covid-19.
Em live no Facebook, hoje, José Mário reconheceu que a situação é grave.
“Se persistir essa subida (de infecções), ainda não chegamos ao pico, lamentavelmente vamos colapsar (o sistema de saúde)”, disse.
Em Guarulhos, o fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mês. A gestão municipal acompanha a evolução da doença e, por enquanto, descarta a implantação do lockdown, que é o confinamento total.