Em entrevista ao programa Radar de Notícias, secretário de Saúde disse que flexibilização foi inevitável com reabertura do comércio na Capital
Em entrevista ao programa Radar de Notícias, nesta quarta-feira, 17, o secretário de Saúde José Mario informou que os impactos e reflexos da flexibilização, como aumento ou estabilização dos casos de covid-19 na cidade de Guarulhos, só devem ser sentidos em três semanas.
“O que nós vamos ver em relação a flexibilização não vai ser agora, vai ser daqui a três semanas, quatro semanas”, disse o secretário.
De acordo com Zé Mario, não faria sentido manter os comércios abertos com a reabertura da Capital, já que muitos guarulhenses visitariam a cidade vizinha para fazer compras e poderiam aumentar a taxa de contaminação na cidade mesmo sem a flexibilização da quarentena.
“Por outro lado também nós temos que ter um momento de reabrir a economia. Porque a sociedade é mais ou menos como uma pássaro de duas asas. Uma asa é a saúde e a outra asa é a economia. Quaisquer uma destas asas quebradas o pássaro não voa”, disse o secretário.
De acordo com o secretário, é preciso observar critérios como taxa de ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), atualmente abaixo de 75%, e o medido de cumprimento de normas de higiene e proteção por parte dos lojistas e dos comerciantes.