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Hospital Nipo-Brasileiro comemora 33 anos

Hospital Nipo Brasileiro
Foto: divulgação
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Fundado com 30 leitos em 1988, hospital tem hoje mais de 240 leitos divididos em apartamentos e enfermaria

Inaugurado em 1988, com apenas 30 leitos, o Hospital Nipo-Brasileiro comemora este ano 33 anos de atividades médico-hospitalares, marcadas por desafios operacionais e demandas crescentes de investimentos em sua estrutura física e operacional, em novas tecnologias e treinamento e aperfeiçoamento profissional que o levaram a desenvolver e consolidar, especialmente nesta última década, diferenciais de qualidade e eficiência que o transformaram   numa instituição regional de referência em todo o País.

Essa condição de destaque conquistada foi confirmada recentemente por uma pesquisa realizada pelo portal Google sobre os principais hospitais da cidade, que teve como critério o número de recomendações de  usuários de serviços médico-hospitalares que, numa escala de 1 a 5, atribuíram 4,3 pontos ao Hospital Nipo-Brasileiro, um índice de excelência que o colocou entre as cinco melhores instituições de saúde de São Paulo.

Comemorando esse momento histórico, o novo superintendente-geral, Dr. Sérgio Okamoto,  destacou os  processo de profissionalização e de incorporação de novas tecnologias na gestão e na rotina operacional  como  fatores determinantes para a conquista  da qualidade e excelência de atendimento que consagram  hoje  a instituição junto aos seus  clientes e usuários: 

“ O desenvolvimento da medicina e as crescentes demandas na área da saúde verificadas , em especial, a partir desta última década, nos impuseram  novos e grandes desafios que exigiram  investimentos, criatividade e  modelos de gestão profissional  capazes de  atender essas demandas com qualidade e eficiência”, explicou Okamoto. 

HISTÓRICO

Em 28 de janeiro de 1959, foi criada a Associação de Assistência aos Imigrantes Japoneses, tendo como missão inicial auxiliar  os imigrantes japoneses do pós-guerra. E em 1960, a entidade ampliou seus trabalhos oferecendo, além de assistência social, apoio médico através de consultório em São Paulo e  assistência volante denominada Junkai.

Em decorrência de sua crescente e ativa participação e apoio às necessidades da comunidade nipônica, finalmente, em 1972, a Associação de Assistência aos Imigrantes Japoneses passa a denominar-se Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, a Enkyo,  entidade mantenedora do Hospital Nipo-Brasileiro e que tem hoje como seu Diretor Presidente, o Sr. Paulo Seichiti Saita.

Estimulados pelo trabalho e missão assistencial da  Enkyo, algumas personalidades da época, lideradas pelo industrial e líder comunitário Tadashi Takenaka, decidiram retomar o projeto de construção de um novo hospital comunitário, que contou com o decisivo apoio do governo japonês, que doou o terreno adequado e hoje localizado no bairro Parque Novo Mundo,  situado entre as regiões Norte e Leste de São Paulo  e na confluência estratégica  de três das mais importantes rodovias do País, a Presidente Dutra, a Fernão Dias e a Ayrton Senna, além da facilidade de acesso através das Marginais Tietê e Pinheiros.

Após cinco anos do inicio dos trabalhos da Comissão Pró-Construção do novo hospital comunitário, em 1983, o Hospital Nipo-Brasileiro foi inaugurado finalmente  em 18 de junho de 1988, como parte das comemorações dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil.

Estrutura

Inaugurado originalmente com 30 leitos, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) conta atualmente com 243 leitos divididos em apartamentos e enfermaria;  02 UTI’s  Geral, 01 UTI Neonatal e 01 UTI Coronariana;  01 Centro Cirúrgico com 09 salas dotadas com os mais modernos  equipamentos e sistemas de gestão e controle operacional; 01 Centro de Trauma, 01 Centro da Mulher, com mamógrafo digital; 01 Centro de Cuidados em AVC; 01 Núcleo de Saúde Integrativa;  55 consultórios ambulatoriais; 18 consultórios de Pronto Atendimento;  serviços médico-hospitalares em 30 especialidades; 23 leitos de UTI, 10 leitos de UCO e 17 leitos para neonatologia;   e, em especial,  um complexo de serviços de Maternidade,  Pediatria e Berçário,  considerados hoje uma referência nacional dentro do Programa Parto Adequado implantado  pelo Ministério da Saúde com o objetivo de estimular o parto natural.    

Dr. Sérgio Okamoto  destaca que além de uma gestão altamente profissionalizada, a qualidade e excelência dos serviços prestados historicamente pelo Hospital Nipo-Brasileiro expressam o decisivo comprometimento, dedicação e esforço coletivo de todos  seus colaboradores,  como  médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, atendentes e recepcionistas, farmacêuticos, transporte, seleção e recrutamento, segurança, treinamento e corpo administrativo-financeiro.     

Atuando com um padrão de excelência de atendimento reconhecido com a chancela de acreditação máxima, em Nível  3, conferido pela ONA – Organização Nacional de Acreditação e, desde o último 2019, conquistou o selo de acreditação  Qmentum Internacional , o  Hospital Nipo-Brasileiro destaca-se cada vez mais como um centro de referência médico hospitalar tanto na Capital  como também em todo o Estado de São Paulo. 

TECNOLOGIA

Mais do que apenas uma  tendência , a incorporação de novas tecnologias nos processos gerenciais do atendimento revela-se cada vez mais presente nas  práticas e rotinas operacionais do Hospital Nipo-Brasileiro, voltadas  para o conforto e a segurança de seus pacientes.

Segundo Dr. Sérgio Okamoto, a  adoção de novas tecnologias nos processos operacionais e gerenciais já está presente  com a incorporação de softwares de última geração e sistemas de armazenamento de imagens  produzidas na assistência aos pacientes, além de inovações em diversas outras atividades do atendimento: 

“ Mais do que apenas práticas de sustentabilidade voltadas para a redução de desperdícios e melhora da eficiência operacional, todos os investimentos em novas tecnologias e sistemas gerenciais que vem sendo implementados pelo HNB tem como principal objetivo o contínuo aprimoramento dos serviços de atendimento para garantir um maior conforto, segurança  e satisfação de nossos pacientes”, enfatizou Okamoto.

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