Em live no Facebook, nesta terça-feira (21), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), afirmou que a liberação dos comércios de Guarulhos terá de quatro a cinco fases. A primeira etapa começa amanhã, até o dia 5 de maio, em que serão liberadas as óticas, os fornecedores de produtos auditivos e próteses, além das bancas de jornais. Os demais serviços não essenciais continuam suspensos.
Os estabelecimentos liberados terão que se adequar às normas já existentes para os comércios que estavam liberados, como supermercados, que impõem barreiras para evitar aglomeração de pessoas e disponibilizam equipamentos de proteção individual para os funcionários.
Guti informou que o decreto com as normas será publicado nesta noite. Ele informou, ainda, que bancos e lotéricas terão que disponibilizar funcionários para organizar as filas do lado de fora dos seus estabelecimentos. Já as feiras livres terão barracas de apenas oito metros, além de distância de um metrô entre cada barraca. Os clientes não poderão mais consumir produtos nas feiras, com pastéis.
Outra obrigatoriedade do decreto é a utilização de máscaras por todas as pessoas que saírem às ruas. Os ônibus municipais poderão impedir o acesso de passageiros que estiverem sem máscaras a partir da próxima segunda-feira (27).
O prefeito destacou que, se os óbitos pelo novo coronavírus continuarem subindo, haverá retrocessos nas etapas de reabertura do comércio do município. “É preciso uma mudança de comportamento da população para reabrirmos a cidade”, informou.