O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), anunciou que, a partir desta terça-feira (7), o acesso a supermercados, mercados e estabelecimentos de alimentos será restrito, como medida de combate ao novo coronavírus. Os locais deverão atender a quantidade de clientes que poderão entrar nas lojas. Os demais, terão que esperar, em fila, do lado de fora.
Guti confirmou a medida em live no Facebook na noite de hoje (6). A Prefeitura obriga que cada comércio essencial permita a entrada de uma pessoa a cada cinco metros de área construída. Ou seja, um supermercado com 500 metros quadrados deve autorizar a entrada de, apenas, 100 clientes simultaneamente.
Os supermercados deverão sinalizar, no solo, os locais em que os clientes poderão ficar na fila, com distância de 1,5 metro quadrado entre eles. Além disso, só será permitida a entrada de idosos com mais de 60 anos se eles estiverem com máscaras.
Funcionários dos comércios que podem atuar, como mercados, farmácias e postos de gasolina, também serão obrigados a utilizar máscaras. Em Guarulhos, a proibição de funcionamento dos comércios não essenciais permanece até o dia 23 de abril.
De acordo com Guti, a restrição aos supermercados foi necessária porque a Prefeitura constatou aglomeração de pessoas nestes locais. “Ir ao supermercado está virando programa familiar”, reclamou, ao citar pessoas que não respeitam o isolamento social para combater o covid-19.