PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guti descarta implantar taxa do lixo em Guarulhos

Foto: Reprodução/Facebook/Guti
Compartilhe
PUBLICIDADE

Decisão judicial trava expansão da coleta seletiva para toda a cidade

Apesar de ter subido no ranking de sustentabilidade e limpeza urbana, Guarulhos está longe das cidades líderes nestes quesitos, segundo Selurb (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo). A implantação de uma taxa para coleta de lixo daria sustentabilidade ao sistema, na opinião do especialista do órgão, Ariovaldo Caodaglio. A medida, entretanto, é descartada pelo prefeito de Guarulhos, Guti (PSD).

De acordo com o ranking da Silurb, Guarulhos é a 20ª melhor cidade do país em coleta de lixo, com base nos dados de 2019. No ano anterior, o município aparecia na 65ª posição. De acordo com o especialista, a taxa do lixo daria condições de a prefeitura fazer a coleta seletiva de forma eficiente, reduzindo, assim, os resíduos encaminhados para os aterros sanitários.

Hoje, Guarulhos possui 14 circuitos de coleta seletiva porta a porta, que passam por algumas ruas. A gestão Guti culpa uma decisão judicial que impede a contratação de empresa para a coleta de resíduos domiciliares. A expectativa é que a empresa vencedora da licitação trabalhe a reciclagem em toda a cidade em até 12 meses.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM