Indígena e médica de Guarulhos já foram vacinas no domingo (17)
Durante live realizada pelo seu canal no Instagram nesta segunda-feira (18), durante entrega simbólica de vacinas Coronavac do Ministério da Saúde, o prefeito Guti (PSD) afirmou que a vacinação contra a covid-19 em Guarulhos também deve começar nesta segunda-feira (18), a partir das 17h.
“Hoje às 17h já vamos ter algumas vacinações e amanhã, de fato, começa força-tarefa total”, disse o prefeito durante a live na Força Aérea de Cumbica.
De acordo com o prefeito, ainda não há o número exato de vacinas que serão entregues para Guarulhos. O Estado de São Paulo reservou, ao todo, 1,3 milhão de doses da Coronavac para imunização de profissionais de saúde, indígenas e idosos.
Ainda não há a confirmação de quantas vacinas serão destinadas para Guarulhos.
O prefeito esteve ao lado de representantes da saúde que confirmaram que o Estado de São Paulo, por meio das Diretorias Regionais de Saúde, deve entregar as vacinas ainda hoje para os municípios.
“Guarulhos, claro, já está aqui próximo, será uma das primeiras a receber”, disse José Carlos Paduleto, Superintendente Estadual de São Paulo do Ministério da Saúde.
Apesar de a vacinação na cidade começar nesta segunda-feira (18), guarulhenses já foram vacinados no domingo (17).
A técnica de enfermagem e assistente social Vanuzia Costa Santos, 50, moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, no Cabuçu, foi a primeira indígena do Brasil a se vacinar contra a COVID-19.
Já Fabiana Santos Fonseca, médica geriatra do hospital Padre Bento, em Guarulhos, foi a terceira profissional de saúde do Estado de São Paulo a ser vacinada.
Segundo a estimativa do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, Guarulhos possui 102.444 idosos e 22.694 profissionais da saúde.