PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Médica do Padre Bento é a terceira pessoa a ser vacinada: “Me sinto honrada e emocionada”

A médica Fabiana Fonseca é a terceira pessoa a ser vacinada.(Foto: Reprodução/redes sociais)
Compartilhe
PUBLICIDADE

Mais de 100 profissionais da saúde foram vacinados neste domingo (17)

A terceira pessoa a ser vacinada no Brasil é Fabiana Santos Fonseca, médica geriatra do hospital Padre Bento, em Guarulhos. Ela tomou a vacina contra a covid-19 neste domingo (17), data em que a Anvisa autorizou o uso emergencial das vacinas Coronavac, do Instituto Butantan, e Oxford, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). 

Fabiana, que é geriatra, mas atua como médica pediatra no Padre Bento, escreveu um depoimento nas redes sociais em que fala sobre a emoção de ser vacinada e na árdua batalha no enfrentamento da doença.

“Há aproximadamente 10 meses iniciamos essa batalha, batalha contra um inimigo invisível e mortal. Nós, da linha de frente, cumprindo com um juramento feito quando escolhemos a nossa profissão, tivemos que deixar nosso medo de lado, nos isolarmos de nossos familiares e servir aqueles que mais precisavam de nós nesse momento. Ainda temos um grande caminho pela frente mas hoje demos o primeiro passo! Fui a terceira a ser vacinada pela vacina do Butantan, me sinto honrada e emocionada por fazer parte desse momento importante na história da ciência, da medicina, e de todo o mundo. Parabenizo aos meus colegas por toda dedicação, parabéns a ciência e gratidão a Deus por nos guardar nesta batalha”

A primeira pessoa a ser imunizada com a Coronavac no Brasil foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos. Ela trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo. “Não é apenas uma vacina. É o recomeço de uma vida que pode ser justa, sem preconceitos e com garantia de que todos nós teremos as mesmas condições de viver dignamente, com saúde e bem-estar”, afirmou a enfermeira.

A técnica de enfermagem Vanuza Costa Santos, de 50 anos, é a primeira indígena do Brasil a se vacinar contra a covid-19. Ela é moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, no Cabuçu, em Guarulhos. “Fiquei muito feliz de participar deste momento. Sou defensora da vida, de outras vacinas, da prevenção e da saúde. Devemos valorizar a educação, a ciência, e isso pode ser conciliado mantendo uma crença, com as rezas e a medicina tradicional do meu povo”, afirmou Vanusa Kaimbé.

O segundo a ser vacinado foi o enfermeiro Wilson Paes de Pádua, de 57 anos, do hospital Vila Penteado, na Zona Norte.

Profissionais da saúde 

Mais de 100 profissionais da saúde do Hospital das Clínicas foram vacinados neste domingo (17), segundo o governador de São Paulo, João Doria.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM